A quadra coberta da Escola Municipal Érico Sousa Ferreira, localizada no Jardim Brasília, sediou o 1º Seminário de Educação com o tema “Na escola Criança tem futuro!”, dentro do Programa Evasão Zero. Centenas de professores, profissionais do ensino público e diretores escolares lotaram o ambiente para ouvir as palestras proferidas por Gizélia Cabral, do Conselho Tutelar, da secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, e do representante do UNICEF, Mário Volpi.

Na abertura do evento, o prefeito Hildo do Candango destacou os investimentos realizados pela Prefeitura de Águas Lindas para a construção de 165 salas de aula e para o melhoramento da estrutura física das escolas que compõem a rede municipal de ensino, dando maior condição de trabalho para o corpo docente desenvolver melhor as suas atividades. “Temos que trabalhar conjuntamente todas as áreas pedagógicas para aprimorar os processos de ensino. O Programa “Sem Saída” tem esta missão de alinhar e melhorar os resultados. A educação é o único modo de garantir um futuro promissor para as nossas crianças”, disse o prefeito.

O secretário de Educação, Deusimar Macedo, enalteceu os secretários escolares, coordenadores pedagógicos, professores e diretores que incorporaram as diretrizes propostas pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico, aceitando as intervenções propostas pela equipe. “Os dados apresentados pelo professor Francisco Assis, coordenador pedagógico da Secretaria, demonstra avanços significativos e alçarão o município a um lugar de destaque no cenário estadual e nacional da educação. O monitoramento constante dos resultados alinhados a intervenções da equipe da Secretaria de Educação, que vão até a escola para dar o suporte necessário, tem garantido os avanços”, disse Deusimar Macedo.

O auge do seminário foi a palestra ministrada pelo representante do UNICEF e coordenador do programa da entidade denominado “Fora da escola não pode!”, Mario Volpi, que abordou o tema Educação nos tempos modernos. Logo após, o secretário de Educação convidou a primeira-dama, Aleandra Sousa, para ser madrinha do Programa Sem Saída, que visa o combate à evasão escolar e a alfabetização na idade certa.

O programa será transformado em política pública de educação a ser implantado no município por meio da Portaria 218/2017. Assinaram com o secretário Deusimar Macedo, a primeira-dama, Aleandra Sousa, o coordenador pedagógico, Francisco de Assis, e o representante do UNICEF, Mario Volpi. O evento também contou com a presença de membros do Conselho Tutelar, de membros da rede de proteção social de Águas Lindas e do vereador Professor Silvério, representando os membros da Câmara Municipal.