A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou o pagamento do adicional a todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de forma integral. O pagamento foi feito em atendimento a Lei Municipal enviada pelo Poder Executivo e aprovada pela Câmara de Águas Lindas e sancionada pelo Prefeito Hildo do Candango que garante o pagamento deste adicional a estas categorias.

“Este é o reconhecimento do trabalho profissional em prol de nossa população a estas duas importantes categorias. Eles desenvolvem atividades de suma importância para a saúde da população e desta forma, estamos garantindo este reconhecimento”, disse o prefeito Hildo do Candango.

Para o secretário de Saúde, Eduardo Rangel, o adicional é válido já que estes profissionais são de extrema importância para o município. “Os Agentes de Saúde e Combate a Endemias acompanham o dia a dia da comunidade realizando um trabalho importante para prevenção e promoção de saúde pública junto às famílias, e por conta disso devem ser valorizados”.

O trabalho em conjunto com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem proporcionado inclusive o controle dos casos de dengue. Segundo o secretário de Saúde, os agentes recebem o suporte necessário para fazerem seus trabalhos  com apresentação de resultados importantes no âmbito de saúde pública.

Atualmente o Lira, índice que afere a percentual de infestação do mosquito vetor de várias doenças, Aedes aegypti se encontra em torno de 1%, índice abaixo do aceitável pelo Ministério da Saúde. Este índice é graças às ações pontuais de bloqueio somado ao trabalho de conscientização da população realizada pelos agentes e outras ações que são realizadas de forma conjunta com outros órgãos.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde. Ambos trabalham com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças. Vamos conhecer as funções de cada categoria

O ACS visita regularmente residências e realiza registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência. Assim, o ACS deve orientar pessoas em relação à sua saúde, encaminhando para Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outros locais de atendimento sempre que necessário.

O ACE promove ações de educação em saúde junto à comunidade e informa à população sobre os riscos das doenças. Além disso, o ACE também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas. Também atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.