A Prefeitura Municipal de Águas Lindas por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação iniciou neste mês de abril as atividades do Programa Saúde nas Escolas para o ano de 2019/2020.

O Programa Saúde nas Escolas (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em Abril de 2007 pelo Ministério da Saúde. As políticas de saúde e educação são voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira e se unem para promover saúde e educação integral.

O objetivo do programa é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Com o programa 28 escolas municipais, três creches, 10 colégios estaduais e 18 Unidades Básicas de Saúde do município receberão as ações desenvolvidas pelo programa. Nesta primeira etapa foram realizadas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e também palestras sobre a importância da vacinação.

De acordo com a equipe responsável pelo programa é importante que haja engajamento dos servidores da saúde e da educação, observando as necessidades integrais dos alunos para o sucesso do programa. As orientações de prevenção e promoção são replicadas nas famílias e assimiladas para toda a vida

“É muito gratificante estar à frente deste programa porque ele vai de encontro com o que há de mais precioso na saúde, que é a prevenção.“ falou a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Ivani Lisboa.

O programa é executado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Educação do Estado, tendo como coordenadores: Ivani Lisbôa, Marcia Gomes e Anderson Costa.