Na manha desta quinta-feira (05), a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, realizou a solenidade de lançamento da campanha do Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer de mama, no município. O evento contou com a presença do prefeito Hildo do Candango, do vice-prefeito, Luiz Alberto, da primeira-dama, Aleandra Sousa, de vereadores, secretários municipais e do evento senador Wilder Morais.

O evento foi realizado na quadra de esportes da Escola Érico Sousa Ferreira, no Jardim Brasília. No local, foi realizada uma atividade de ação social com atendimentos médicos e odontológicos às mulheres. O Trabalho de conscientização permanecerá nas unidades municipais de saúde, com o monitoramento completo da saúde da mulher.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, somente nestes últimos meses já foram viabilizados mais de 1,5 mil exames de câncer de mama, com uma meta de três mil atendimentos até o final deste bimestre. Hildo do Candango destacou a importância do autoexame para a possível identificação precoce da doença.

Em sua fala, a primeira-dama, Aleandra Sousa, enfatizou a luta desta administração para combater a doença. “A nossa preocupação com as mulheres consiste nas implantações de politicas publicas que, durante todo o ano, são desenvolvidas em Águas Lindas, seja durante as campanhas de conscientização ou na assistência permanente ao público feminino”, afirmou a primeira-dama.

Os programas da Secretaria de Saúde oferecem atendimento aos acometidos pela doença, bem como aos seus familiares diretos, visando proporcionar às famílias maior estruturação para o enfrentamento da doença, assim como a reabilitação e readaptação total da mulher vitimada pelo câncer de mama. “Este apoio é muito importante, pois devemos encontrar força para manter a qualidade de vida, desde o diagnóstico até a reintegração familiar, profissional e social”, disse Neta, uma das mulheres que enfrentam o diagnóstico da doença.