Prefeitura de Águas Lindas reúne segmentos para tratar sobre a cultura do município

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter

Com o objetivo de elaborar um documento que identifique as necessidades de estipular parâmetros quanto a cultura de Águas Lindas de Goiás a Prefeitura de Águas Lindas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, reuniu pessoas pioneiras na cidade e envolvidas com as atividades culturais, literárias e costumes da população com intuito de colaborar na elaboração de currículos mínimos para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A reunião aconteceu na última semana na SMECT e contou com a presença de técnicos da secretaria e dos responsáveis pelas ONGS, Ninho dos Artistas, Ednaldo Azevedo e do INPALGO, Dom Chicão e também dos professores  Alberto Damião e Giza, do escritor Alberto Pessoa, representando a Academia Águas Lindense de Letras.

Foram apresentados diversos temas para deliberação, todos voltados para a cultura, a qual foi caracterizada como sendo, “na sua concepção social: saberes, tradições e hábitos criados por uma sociedade”.

Ao final foi definido que no Município de Águas Lindas, existem saberes culturais, devido à diversidade de pessoas, de todas as regiões e estados brasileiros e que nas áreas de Teatro, Música, Pintura, Festa Latina, Artesanato, Esporte e Literatura, a cidade está bem representada e que existem movimentos acontecendo a todo o momento nessas áreas.

Entretanto, observou-se que estes movimentos são isolados e sem um direcionamento para continuidade e garantia que vire tradição. Sendo assim, há a necessidade de maior envolvimento do poder público municipal e da sociedade como um todo para que se possa estimular o investimento na área cultural.

Concluiu-se ainda que na cidade não existem meios que possam envolver as comunidades e transformar seus talentos em tradição, precisando construir espaços estruturais para a cultura como teatro, anfiteatro, museu,  ginásios, entre outros meios de incentivos, para que a cultura local aconteça naturalmente. Dessa forma poderá em longo prazo criar uma identidade própria.

Da Assessoria de comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ACESSO RÁPIDO