Desde o segundo semestre de 2017, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia trabalha na implantação do Sistema Prodata módulo educação, tendo como objetivo monitorar o gerenciamento didático pedagógico e promover a integração entre a pasta e as unidades de ensino que compõe a rede municipal, obtendo assim uma visão atualizada sobre a situação administrativa das escolas e acompanhamento do desempenho escolar de cada aluno.

“Este é um grande passo que estamos dando rumo a modernidade e agilidade na educação do município. É uma determinação do prefeito Hildo do Candango promover todas as adequações necessárias para promover a qualidade do ensino do município e disponibilizar para nossos servidores ferramentas que possibilitem os avanços. Com o sistema poderemos monitorar de forma eficiente a qualidade do ensino e a evolução de nossos alunos em tempo real por meio dos relatórios de cada unidade escolar”, disse o secretário de educação, Deusimar Macedo

O sistema consiste em disponibilizar para os servidores da rede como secretários escolares e professores, ferramentas fundamentais para a excelência do sistema. O sistema possibilita a inserção das informações dos alunos que ainda eram feitas de forma mecânica através do “Portal do Professor” e monitorada pela secretaria e pelos pais por meio do “Portal do aluno”.

No portal do professor, a otimização dos processos diminuirá a quantidade  de erros. Pois oferecerá aos docentes, maior agilidade e mobilidade para inserção dos dados, dando adeus aos velhos diários que consumiam muito o tempo dos profissionais, pois tudo será feito de forma online.

O diretor de tecnologia da SMECT, professor Jorge Ramos, informou que 16 unidades da rede municipal de ensino já estão com seus processos de implantação do sistema adiantados, sendo que 04 delas já operam de forma totalmente online.

“Estamos fazendo a capacitação de professores e secretários escolares para operarem a plataforma. As escolas Perola II, Med Guão, Nilzon Periquito e Luisa Teresa já trabalham totalmente online. Tivemos dificuldades com lentidão no sistema, mas este problema já está sendo solucionado pela prefeitura que irá disponibilizar um servidor exclusivo para a Secretaria de Educação, dado a o volume de informações que o sistema opera”, disse o professor.