A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica divulgou informações nesta terça-feira (12) alertando a comunidade com orientações para prevenção da Influenza e outras doenças respiratórias. A campanha de vacinação contra influenza deste ano está prevista para ser realizada entre os dias 30/04 a 20/05 sendo que o dia D de mobilização nacional deverá ocorrer no dia 30.

“Vale ressaltar que não há possibilidade do envio antecipado da vacina influenza (temporada de 2016) porque o Programa Nacional de Imunizações só recebe o imunobiológico proveniente do laboratório produtor nos meses que antecedem o inverno”, informou o prefeito Hildo.

Entre as sugestões estão: a higienização das mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

É sugerido também que sejam mantidos os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; evitar sair de casa em período de transmissão da doença; evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos, orientar o afastamento temporária (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre; e seguir as precauções padrão e respiratórias para os casos internados.

Saiba mais

Indivíduo que apresente febre de início súbito, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e, pelo menos, um dos seguintes sintomas: cefaléia, mialgia ou artralgia, na ausência de outro diagnóstico específico. Em crianças com menos de 2 anos de idade, considera-se também como caso de síndrome gripal: febre de início súbito (mesmo que referida) e sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal), na ausência de outro diagnóstico específico.

influu