A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás em parceria com a Polícia Militar iniciaram os jogos do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD), com os alunos do 6° ano das escolas estaduais na área do 17° Batalhão da PM.

A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Trabalho atua junto ao programa. Segundo a secretária da pasta, Aleandra Sousa, ações como estas são de grande importância para o desenvolvimento social de jovens e crianças. “Sempre apoiamos este lindo projeto, porque acreditamos que investir nas crianças é investir no futuro. E como mãe posso garantir que o PROERD é sim um divisor de águas na vida escolar das crianças, pois eles aprender muito, é um momento muito bacana de interação entre os alunos e também com os policiais que se tornam grandes amigos”, disse a primeira-dama.

De acordo com o responsável pelo projeto, Sargento Jeferson, cerca de 600 alunos que participaram do PROERD no ano de 2016 nas escolas municipais se escreveram nas modalidades de futebol (masculino) e queimada (feminino).

“Os jogos tem como objetivo incentivar a prática do esporte e promover o lazer e o divertimento. Além é claro de facilitar a integração entre os alunos e professores por meio da competição saudável”, defendeu o sargento.

Os jogos das modalidades de futsal e queimada já estão sendo disputado nos Colégios Estaduais Juscelino Kubitscheck de Oliveira (13 equipes), Princesa Daiana – Anexo (06 equipes), Machado de Assis (07 equipes), Estadual Águas Lindas – CEAL (11 equipes), no dia 31 de março ao dia 04 de abril será realizado os jogos do Colégio Rocha Leal (06 equipes), nos dias 05 a 07 de abril no Colégio Piaget (07 equipes), dia 10, 11 e 12 no Colégio Mansões Odisseia (07 equipes), nos dias 13, 14 e 17 no Colégio Rafael de Souza Barbosa (05 equipes), no dia 18, 19 e 20 no Colégio Princesa Daiana e no dia 28 de abril às 15 horas na quadra de Esporte da Escola Municipal Darcy Ribeiro no Setor 08, solenidade de enceramento e entrega das premiações as equipes campeãs dos Jogos PROERD.

Saiba mais

Problemas sociais que têm entrado pela porta da frente das escolas, alguns atos de violência envolvendo crianças e jovens que se drogam nas imediações. O uso indevido de drogas vem se tornando um dos maiores problemas em nossa realidade social, o ambiente escolar não suporta mais ver determinadas situações, como uso e venda de drogas, roubos, assassinatos de alunos professores que são ameaçados de morte, destruição do próprio patrimônio. O lazer e o esporte podem ser o maior aliado na luta pelo combate às drogas.

O melhor por via pacifica e um caminho que já provou ser bem mais eficaz que punições severas, através do exercício físico, crianças e jovens são atraídos para a convivência em grupo marcada pela solidariedade. As necessidades de respeitar os limites estabelecidos e as regras da competição acabam se tornando um aprendizado essencial ao processo do desenvolvimento humano. O saldo é uma vida centrada, saudável e, com certeza, mais distante do mundo das drogas. Devido isso a policia militar de Goiás (17º CRPM) desenvolve essas ações preventiva além da presença mais constante do policial militar visando aumentar a sensação de segurança no recinto escolar.