Na tarde desta sexta-feira (06), a Prefeitura de Águas Lindas promoveu a inauguração da 2ª Sala de Leitura do projeto elaborado pela bibliotecária do município, Ramyze Uchoa, e implantado pela Secretaria Municipal de Educação. Desta vez, a unidade escolar beneficiada foi a Escola Municipal Senador Emival Ramos Caiado. O principal objetivo deste projeto é incentivar os alunos para desenvolver o hábito da leitura.

Segundo o secretário de Educação, Deusimar Macedo, todas as unidades de ensino estão sendo incentivadas a criar os seus espaços de leitura e, em breve, todas as 43 escolas do município terão estas salas dedicadas para a leitura. “O que pretendemos é que todas as nossas escolas tenhas um espaço dedicado à leitura. Estes espaços têm um grande potencial para se tornarem bibliotecas, com acervo suficiente para atender às demandas da comunidade”, disse o secretário.

O diretor das bibliotecas públicas da Secretaria de Educação, Wanderson Leal, agradeceu ao diretor da unidade, professor Antônio, e a todo o corpo docente por criar este espaço. “Todas as responsáveis por estas salas em momento oportuno irão receber capacitação para cuidar do acervo. O curso será ministrado pela bibliotecária do município, Ramyze Uchoa, e abrangerá todos os aspectos de cuidados e organização dos acervos”, informou o diretor Wanderson Leal.

A iniciativa visa o fomento à leitura, criando alternativas de lazer para os alunos e para a comunidade adjacente. A Universalização das Bibliotecas Escolares foi proposta pela Bibliotecária Municipal conforme orienta a Lei n° 12.244. Preconiza-se a construção de uma comunidade leitora, critica e envolvida com o próprio processo educacional. Até o final do ano de 2017, todas as escolas serão contempladas com o projeto que está em sua fase inicial.

O vereador Jorge Amaro participou da solenidade e parabenizou a iniciativa da Prefeitura em promover a implantação destas salas. “A leitura abre caminho para o conhecimento e devemos incentivar todas as iniciativas que levem a este caminho”, afirmou o vereador.