Por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás realizará a entrega de mais de 1,6 mil frascos com repelentes para as grávidas atendidas pelo Programa Bolsa Família, nesta terça-feira (23). O produto é uma ferramenta necessária para a prevenção da síndrome congênita provocada pelo vírus Zika.

A distribuição será feita nos postos de saúde onde a mulher faz o pré-natal e nos centros de referência de assistência social. A estimativa da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás é de que a estratégia de distribuição de repelentes contemple todas as gestantes registradas no programa. Uma análise feita pelo Ministério da Saúde, no ano passado, mostrava que a taxa de prevalência de bebês com microcefalia era maior entre mães na faixa etária até 24 anos, de cor negra e com até sete anos de escolaridade.

Além desta medida, a Prefeitura também se encarrega da distribuição de folders educativos e do acompanhamento diário dos agentes, para conscientizar a população sobre a importância do combate ao Aedes Aegypti, que além do vírus Zika transmite ainda a dengue e a febre Chikungunya.