A prefeitura de Águas Lindas de Goiás, através da Secretaria Municipal de educação intensifica as atividades de formação continuada com o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Cerca 290 educadores já recebem as orientações no início de ano letivo. Nesta quinta-feira (21) os professores participaram do curso de letramento no módulo de matemática, no auditório da SME.

O PNAIC atende a meta cinco do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental.” Uma das principais ações promovidas por meio do pacto é a oferta de cursos de formação continuada para os coordenadores pedagógicos das escolas e os professores que atuam no primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 3º ano) e professores da educação infantil (pré I e II) e os articuladores e mediadores do programa Mais Educação.

O prefeito Hildo do Candango declara que para melhorar a qualidade da educação em seu município são realizadas ações que ajudam na conduta e no trato com as crianças de 0 a 5 anos das escolas. Mais de 90% dos servidores são concursados efetivos, inclusive fonoaudiólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Existe uma constante capacitação dos servidores, diretores, professores, merendeiras, vigias e secretários escolares.

Os professores da rede pública municipal também recebem  formação nas TICs – Tecnologia  das Informações e Comunicações na Educação. Coordenadores e gestores são capacitados em Elaboração de Projetos Educacionais pelo DEC da Secretaria em parceria com o Núcleo Goiano de Tecnológico de formação de educadores.

REDE MUNICIPAL

Atualmente a rede municipal de educação possui mais de 22.000 alunos matriculados em mais de 45 escolas. Só no 1º ao 3º ano são 9.045 alunos matriculados.  É realizado constante acompanhamento pedagógico, em especial aos alunos do Ensino Fundamental I: 4º ano – 3.556 alunos divididos em 128 turmas. 5º ano – 3.271 alunos divididos em 117 turmas. Em 32 escolas possuem o programa Mais Educação atendendo, em tempo integral, aproximadamente 8.000 alunos em 05 oficinas (Letramento, Esporte, Cultura, Horta, Fanfarra).

Nas escolas Campo Mais Educação – Itamaracá (144), Camargo II (65), Padre Lúcio (32) – total de 241. Foi criada a Unidade Escolar ”Escola Municipal Maria do Livramento Felipe” na zona rural Quinta das Angélicas.