Na manhã desta quinta-feira (20), foram inauguradas as novas instalações da administração da Unidade Prisional de Águas Lindas e também mais duas celas que vão receber mais 32 detentos. Várias autoridades do Município e do Estado estiveram presentes na inauguração que também entregou uma nova viatura, novos equipamentos e armamento para os agentes.

O superintendente Executivo de Administração Penitenciária, Coronel Edson Costa Araújo disse que é muito importante a união de todos os poderes para o avanço das unidades prisionais. “Águas Lindas é um bom exemplo de administração prisional. O governador Marconi Perillo quer mudar a realidade das penitenciárias no estado de Goiás, e assim consequentemente aumentar a sensação de segurança e de justiça da comunidade”.

Já a juíza de execução penal, drª Cláudia Silvia de Andrade Freitas afirmou que este é um momento de grande felicidade para todos que trabalham para melhorar a unidade de Águas Lindas. “Parabéns a todos os agentes que são guerreiros por realizar um trabalho tão importante para a comunidade. Hoje estamos aqui realizando uma etapa do nosso sonho, que é oferecer uma vida mais digna para que os condenados possam cumprir suas penas de forma mais humanizada”, concluiu.

Representando o prefeito Hildo do Candango, o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita, falou da parceria que existe entre a Prefeitura, o Legislativo, Ministério Público, Judiciário é de grande importância para o avanço na área prisional. “Aqui todos os presos que já foram condenados estão estudando, por meio do EJA (Educação de Jovens e Adultos), isso em parceria com a Secretaria de Educação. Isso sim é uma forma de investir na resocialização, porque estes presos serão inseridos na comunidade em breve”, concluiu.

O diretor da unidade, Adriano Augusto lembrou da época em que assumiu a administração do presídio. “Aqui era uma calamidade, diferente do que vocês estão vendo aqui hoje. E é a realização de um sonho pra nós que trabalhamos muito para que isso se tornasse real”. Adriano disse ainda que toda obra foi feita pelos próprios detentos, e que todo material foi adquirido com o dinheiro do Fundo do Conselho da Comunidade, onde pessoas que transgridem a lei (crimes menores) pagam multas e o dinheiro vai pra este fundo.

A unidade de Águas Lindas recebeu uma Viatura Master Especializada no transporte de detentos, com câmera e GPS. Além disso, o carro é locado pelo Estado, o que vai beneficiar na manutenção. Outros equipamentos foram entregues, como algemas, espingarda Calibre 12, espargidor de gás de pimenta, granadas de gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral 01. Os agentes prisionais efetivos também receberam pistola ponto 40.

Estiveram presentes o promotor de Justiça Fernando Dutra, gerente da 3ª GREB Tatiana Soares, a promotora Tânia D’Able, o superintendente de Segurança Prisional João Carvalho Coutinho Júnior, o superintendente Reintegração SEAP Fabrício Bonfim. Além dos secretários de Meio Ambiente Lúcio Mauro, de Saúde Eduardo Rangel, de Indústria e Comércio Nilson Formiga, de Educação Silvério Correa, o chefe de gabinete Rubens Cardoso, e do vereador Zezito Moura.