A Prefeitura de Águas Lindas, por meio da Secretaria de Saúde e a Atenção Básica iniciaram na última sexta-feira (20) um treinamento para coordenadores de creches e escolas, com foco no programa Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS).

O programa será implantado em creches que participam do Programa Saúde na Escola (PSE), com o objetivo de potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle da anemia e outras carências nutricionais específicas na infância.

Em Águas Lindas, o programa vai atender todas as crianças na faixa etária entre 06 e 48 meses, que estejam matriculadas no município.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel participou do lançamento do programa e agradeceu ao prefeito Hildo do Candango por apoiar a iniciativa que é de grande importância para o desenvolvimento sadio das crianças do município.

“Desta forma, contribuímos para a formação integral dos estudantes da rede pública municipal de ensino, por meio de ações que previnem e promovem a saúde. E isso só é possível graças a união das equipes de Atenção Básica e da Educação”, defendeu Rangel.

Seguindo orientação do Ministério da Saúde serão acrescentados nutrientes à alimentação das crianças. A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches.

A coordenadora da Creche Municipal Mundo Encantado, conhecida como Tia Helena participou do treinamento. “Esta é uma atitude louvável da prefeitura, que vai potencializar todo trabalho que desenvolvemos em nossa unidade. Porque desta forma nossas crianças terão todos os nutrientes necessários para se desenvolver com saúde”.

À prefeitura cabe, entre outras, a avaliação, o desempenho da estratégia em nível municipal, em especial do controle do ciclo de intervenção e Estimular ações complementares de promoção do aleitamento materno e de alimentação adequada e saudável.