Implantado em novembro de 2017 pela Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia, o Projeto de Aceleração Educacional (PAE) tem resultados expressivos na vida de mais de 800 alunos que foram inseridos no projeto. Em reunião realizada na última semana na Escola Municipal Darci Ribeiro, depoimentos de pais e responsáveis a respeito da importância do projeto causaram grande comoção.

Na ocasião dezenas de pais estiveram presentes, muitos agradeceram a iniciativa do governo local, da Secretaria Municipal de Educação e as escolas pelo grande esforço em dar aos seus filhos uma educação de qualidade, alcançando resultados surpreendentes. De maneira voluntária explanaram histórias que comoveram os presentes na certeza de que o caminho a ser trilhado é este.

O secretário de Educação, Deusimar Macedo, explica que o PAE, tem na sua estrutura, especialistas de todas as áreas, como equipe de formação de professores, apoio do BIAE, Serviço Social nas Escolas, Fonoaudiólogo, equipe do CEMEI, Departamento Pedagógico e Evasão Zero. Importante destacar o comprometimento dos gestores, coordenadores e professores no processo educacional. “O PAE é um sucesso, um projeto que o Prefeito Hildo do Candango deverá constituir como política pública, pois, além do ensinar, a criança deixa a beira da margem social para integrar uma sociedade de fato e de direito. Isto coloca o município de Águas Lindas a frente, respeitando o Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA) e a sociedade como um todo dando um grande exemplo de inclusão social. Estamos lidando com o futuro de uma geração inteira, por isso a importância de cuidarmos de nossas crianças”, disse Deusimar.

O diretor pedagógico da SMECT, professor Francisco de Assis relatou “São depoimentos emocionantes, algo que não havia presenciado antes, o verdadeiro reconhecimento da evolução da educação do município e consequentemente da ação socioeducacional que a SMECT tem prestado por meio do PAE. Agradeço ao secretário Deusimar Macedo por incentivar os processos de mudança que foram implantados na pasta, uma mudança radical na forma de conduzir os processos educacionais, o resultado está em crianças alcançando a alfabetização na idade certa”, disse.

Para mensurar a importância do PAE na vida escolar destes alunos, a Escola Municipal Darcy Ribeiro, dirigida pela professora Jacy, tem 76 alunos sendo atendidos pelo PAE, desses, nenhum sabia ler e escrever ao início do ano. Hoje, ao final do semestre a realidade é outra, mais de 80% desses alunos alcançaram o nível ortográfico.

Em toda rede são 841 alunos atendidos, com a recuperação de mais de 700 alunos. Alunos esses que entrariam nos índices de evasão e reprovação por falta e aprendizagem.  O PAE trabalha níveis, respeitando a idade de cada aluno, integrando-os em turmas diferenciadas e por pares. O método utilizado é um conjunto de ações que vão da sua historicidade aos aspectos psíquicos e sociais. Das falhas no processo de aprendizagem, seja por ausência na escola ou por bloqueios causados por traumas. Para que o projeto viesse acontecer, ouve mobilização em todo o sistema educacional.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM