O Projeto Evasão Zero criado pela Prefeitura de Águas Lindas por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo o combate a desistência escolar, por meio de ações articuladas entre este projeto e as escolas municipais de Águas Lindas.

Através de pesquisas diárias no Sistema Integrado de Gestão (SIG), que permite o acesso aos dados das unidades escolares por meio de monitoramento, o número de faltas é detectado e quando constatado o possível motivo destas, as equipes profissionais do Projeto Evasão Zero realizam visitas as residências destes alunos, buscando diálogo com os seus responsáveis, tendo assim a solução para a ausência do aluno em sala de aula.

Este projeto é interdisciplinar, ou seja, envolve diversas políticas sociais, onde as equipes do projeto ao identificarem o motivo das faltas do aluno o encaminham para unidades de proteção social, onde são administradas medidas preventivas evitando assim a desistência total do aluno.

Para o secretário municipal de Educação, Deusimar Macedo, o projeto é fundamental para aproximar a gestão escolar e a comunidade de pais e alunos. “O Projeto Evasão Zero é a soma de forças das políticas sociais para evitar não somente o número de faltas dos alunos, mas a desistência escolar.

Nós temos o apoio do prefeito Hildo do Candango que estimula o nosso projeto municipal sempre buscando recursos para melhorar a qualidade de ensino dos nossos alunos.

Temos também a madrinha do projeto, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, que incentiva nossos profissionais com ações voltadas para o atendimento cada vez mais humanizado aos nossos alunos e seus familiares”, disse o secretário Deusimar Macedo.

Somente no primeiro semestre de 2019 o Projeto Evasão Zero tinha um total de 412 de alunos em risco de evasão escolar, portanto foram realizadas as seguintes intervenções:

– 285 alunos foram atendidos via contato telefônico;

– 84 alunos foram encaminhados para Conselho Tutelar;

– 02 alunos foram encaminhados para o Departamento de Psicologia do Smect;

– 142 visitas domiciliares foram realizadas;

– Somente 12 alunos não foram encontrados durante as visitas domiciliares.

 

Na foto: coordenador do projeto Denis Albuquerque

 

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

 

Site da Prefeitura de Águas Lindas:

http://aguaslindasdegoias.go.gov.br/

 

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM