A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Epidemiologia promove neste sábado dia 15 O Dia “D” da multivacinação contra a poliomielite para proteger as crianças contra paralisia infantil. Até o dia 31 deste mês, a meta é vacinar crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Neste ano também será aplicada a vacina contra a Febre Amarela

“É muito importante seguir as orientações e vacinar o máximo possível de crianças. Vamos aproveitar também para colocar a caderneta das crianças em dia com a atualização de outras vacinas”, falou o prefeito Hildo do Candango.

A Policlínica e todas as Unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) atenderam   o público para vacinação. A Secretaria de Saúde informa que é de fundamental importância e necessária a apresentação do cartão de vacina para avaliar a situação vacinal da criança considerando o esquema sequencial.

O atendimento vai mobilizar mais de 250 servidores, entre estes, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Pela  manhã será realizada uma caminhada com o Zé Gotinha pela Avenida JK.

Saiba Mais…

A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

As vacinas oferecidas protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.