O número da população idosa tem crescido no Brasil. Segundo o IBGE esta é composta por 29.374 milhões de pessoas. No país, desde 2016, a expectativa de vida para ambos os sexos é de 75 – 72 anos. Esse crescimento é resultado da melhoria das condições de vida e da ampliação ao acesso aos serviços de saúde, socioassistenciais, entre outros.

Um dos fatores determinantes para os cuidados com relação à saúde e bem-estar dos idosos é a prevenção contra acidentes domésticos, pois uma queda pode causar de uma contusão muscular até mesmo traumatismo craniano. A falta de supervisão e acompanhamento dos idosos por parte dos seus familiares são algumas das principais causas de acidentes.

Os acidentes domésticos podem ser evitados tomando as seguintes precauções:

• O idoso usar sapatos fechados com solados de borracha;
  • Evite móveis e objetos espalhados pela casa;
  • Evite tapetes soltos;
  • Coloque tapete antiderrapante no banheiro;
  • Evite encerar a casa;
  • Evite que o idoso ande em áreas com piso úmido;
  • Coloque barras de apoio no banheiro;
  • Se possível, colocar assento sanitário com elevação (mais alto);
  • As escadas e os corredores devem ter corrimão dos dois lados;
  • Deixe uma luz acesa à noite, caso o idoso se levante;
  • Coloque o telefone em local acessível;
  • Tenha acesso rápido a telefones de serviços de emergência e pessoas de confiança;
  • Se necessário, que o idoso use bengalas, muletas ou instrumentos de apoio.

Com o cuidado de parentes, familiares e/ou o curador do idoso, este pode ter garantida sua segurança. A pessoa idosa deve ter seus direitos assegurados e ter acesso a Políticas de Saúde e Assistência Social, assim como conforto em seus ambientes de convivência.

A secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, acompanha de perto as atividades ministradas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Núcleo Idoso de Águas Lindas e destaca a relevância dos serviços que orientam a população nesta unidade.

“O nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Núcleo Idoso oferece assistência à população idosa da cidade. Os serviços são voltados para as políticas de Assistência Social e Saúde. E são encaminhados para a unidade por meio dos CRAS.

Os nossos idosos atendidos recebem orientações sobre os seus direitos e como manter a sua saúde. Uma das nossas indicações são as precauções contra os acidentes domésticos que podem até ser fatais.

Sempre conversamos com eles para que entendam que as limitações não são por conta da idade, mas sim do meio em que vivem. Orientamos para que a casa deles possa oferecer o conforto e a comodidade que necessitam.

Nossa meta é proporcionar qualidade de vida aos idosos, para que a população tenha longevidade e usufrua dos nossos serviços para auxiliar na manutenção da saúde e do acesso aos seus direitos”, disse a secretária Aleandra Sousa.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Site da Prefeitura de Águas Lindas: