O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como principal objetivo atender de maneira rápida vítimas que passaram por algum tipo de emergência ou urgência que pode levar a mesma ao sofrimento, sequelas e até ao óbito.

O SAMU realiza atendimento às vítimas em qualquer lugar e tem equipe capacitada para atender os diversos tipos de urgências e emergência e conta com equipes que reúne os seguintes profissionais: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

São locais onde as equipes do SAMU podem atender:

– Residências;

– Locais de trabalho das vítimas;

– Locais públicos e vias públicas.

O SAMU é um serviço gratuito que funciona 24 horas, que oferece orientações e também o envio de veículos com equipe de profissionais capacitados para o socorro. Para acessar os serviços do SAMU basta ligar no número 192.

Após solicitar o serviço do SAMU, ainda pelo chamado telefônico, são prestadas orientações das primeiras ações a serem feitas. Os técnicos de atendimento telefônico que identificam o tipo de emergência e fazem a coleta das primeiras informações sobre o estado das vítimas e a sua localização.

Logo em seguida, a chamada é remetida ao médico regulador, que fornece orientações de socorro às vítimas ou ao solicitante durante a chamada, assim, posteriormente, aciona a ambulância quando necessário para atender as vítimas.

As ambulâncias do SAMU, em geral, ficam distribuídas estrategicamente para otimizar o “tempo – resposta” entre as solicitações de socorro e o encaminhamento das vítimas aos serviços hospitalares de referência de acordo com a gravide da situação.

A prioridade do SAMU é prestar atendimento às vítimas no menor tempo possível. Dependendo da região em que o SAMU está localizado ou da necessidade, os seus veículos de atendimento podem ser: ambulâncias, motos, lanchas e helicópteros.

Deve-se chamar o SAMU quando ocorrerem estas situações:

– Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;

– Intoxicação exógena e envenenamento;

– Queimaduras graves;

– Na ocorrência de maus tratos;

– Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;

– Em tentativas de suicídio;

– Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

– Quando houver acidentes/traumas com vítimas;

– Afogamentos;

– Choque elétrico;

– Acidentes com produtos perigosos;

– Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

– Agressão por arma de fogo ou arma branca;

– Soterramento, Desabamento;

– Crises Convulsivas;

– Transferência inter-hospitalar de doentes graves;

– Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Não se deve chamar o SAMU em casos de:

– Febre prolongada;

– Dores crônicas;

– Vômito e diarreia;

– Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;

– Transporte de óbito;

– Dor de dente;

– Transferência sem regulação médica prévia;

– Trocas de sonda;

– Corte com pouco sangramento,

– Entorses;

– Cólicas renais;

– Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;

– Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

Quando solicitado os serviços do SAMU em caso de acidentes de trânsito, deve-se realizar os seguintes procedimentos:

– Seguir as orientações do médico regulador;

– Verificar a quantidade de vítimas, o estado de consciência destas e se alguma delas está presa nas ferragens;

– Deve-se sinalizar as vias com o triângulo ou galhos de árvore;

– Em caso de acidente com motos não se deve retirar o capacete e não se deve tocar nas vítimas;

– Não se deve dar água aos acidentados.

Os serviços do SAMU são prestados a qualquer pessoa e a solicitação dos mesmos ocorre somente pelo número 192 este também é o caso de Águas Lindas. O SAMU da cidade é coordenado pelo coordenador Bruno Soares dos Santos.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Site da Prefeitura de Águas Lindas: