Novembro Azul

Durante o mês de novembro o movimento Novembro Azul é realizado com o objetivo de conscientizar a população masculina, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, principalmente os com faixa etária após os 50 anos e também os que já tem casos confirmados na família.

 

O câncer de próstata

Com o desenvolvimento e multiplicação anormal das células, estas podem provocar um tumor maligno, originado assim o câncer de próstata. Esta doença, atrás somente do câncer de pele, é uma das que mais atingem homens no país. Segundo pesquisas, em 2018 foram registrados cerca de 68 mil casos.

 

Sintomas

No início da doença os sintomas podem ser imperceptíveis, porém os mais comuns são:

– Dificuldade para urinar;

– Vontade de urinar excessiva;

– Diminuição do jato de urina;

– Sangue na urina.

 

Em casos mais graves, os sintomas iniciais podem vir acompanhados de dores nos ossos, infecção renal ou generalizada.

 

Diagnóstico e prevenção

Para um diagnóstico preciso é necessário realizar o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue, e caso preciso, o exame toque retal. Estes exames são indicados anualmente para homens a partir de 50 anos.

Os resultados dos exames podem indicar alterações como: infecções, inflamações e até mesmo o surgimento do câncer de próstata. Para se prevenir deste mal é fundamental realizar os exames anualmente ou ao suspeitar de algum sintoma.

É importante saber que independentemente da unidade de saúde a realização dos exames e os resultados são sigilosos e executados por profissionais capacitados. Os exames não oferecem desconforto ao paciente.

Ainda hoje, muitos homens sentem vergonha ou tem preconceito de realizar os exames e acabam perdendo a oportunidade de serem diagnosticados precocemente e ter a chance de recuperar sua saúde.

É importante lembrar que os exames de próstata não são um teste de masculinidade, e sim um ato de prevenção da saúde. Procure atendimento médico e cuide-se.

 

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

 

Site da Prefeitura de Águas Lindas:

http://aguaslindasdegoias.go.gov.br/

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás

Fotos: ASCOM