Foi iniciado nesta semana na unidade do CRAS Barragem, o Programa “Cuidando de quem cuida”, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Trabalho que visa o acompanhamento de gestantes até o dia do parto.

O projeto tem o objetivo assegurar e promover a autonomia das famílias através de um acompanhamento sistematizado da equipe multidisciplinar formada portécnicos da secretaria de ação social mulher juventude como Assistentes sociais e psicólogos e coordenadores dos equipamentos centro de referências CRAS.

A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Saúde por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Barragem II que promove palestras e o acompanhamento da saúde destas gestantes. Também são feitas rodas de conversas onde a equipes podem ouvi-las, estreitar e fortalecer o vínculo com as famílias. Os temas abordados nestas rodas são sugeridos pelas próprias participantes cabendo a equipe técnica do CRAS trabalhar o assunto.

Durante a duração do programa, as participantes irão confeccionar o próprio enxoval dentro das oficinas ofertadas pela unidade e com todo o material disponibilizado pela própria secretaria.

As gestantes interessadas em participar do programa poderão procurar diretamente as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que são elas: CRAS Barragem, CRAS CEU (Setor 11) e CRAS Santa Lúcia.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM