A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria Municipal de Assistência Social, deu inicio às atividades de mais uma turma do Programa Cuidando de quem cuida, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Barragem II, nesta terça-feira (12). O programa é voltado para a assistência específica às gestantes do município.

Durante a abertura do evento, houve uma palestra com a enfermeira Joedy, com a supervisora do Projeto Criança Feliz, Francilene Rodrigues, e ainda com a diretora de Integração, Tânia Dourado, sobre o Projeto Criança Feliz. A coordenadora do CRAS do Jardim Barragem II, Denise Araújo, afirmou que “com o apoio da secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, e do prefeito Hildo do Candango para o bom funcionamento do programa, iniciamos mais uma etapa deste projeto tão bonito e Importante”.

Entre os trabalhos com as gestantes está também o Projeto Cegonha, que atende a cerca de 100 grávidas, inseridas no Cadastro Único. As gestantes recebem acompanhamento assistencial da equipe e uma série de instruções para o cuidado com os bebês. E no final do projeto, elas ganham kits com vários itens que fazem parte do enxoval, sendo que muitos destes itens são resultados das oficinas promovidas pela unidade do CRAS.

O Projeto Cegonha tem como extensão o Projeto Canguru, voltado ao planejamento familiar junto à comunidade do bairro. O Projeto Canguru foi implantado pela administração por meio da parceria com os Estagiários de Serviço Social, que prestam seus trabalhos nos Centros de Referências do município.

Para a secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa, a cidadania e a saúde dos adolescentes da cidade também são focos prioritários de análise, intervenção e cuidados. “O estímulo e o apoio à participação juvenil em ações cooperativas entre profissionais, adolescentes e jovens são muito importantes para que favoreçam seu desenvolvimento, sua autonomia e sua prática cidadã”, disse Aleandra Sousa.