Na manhã desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, iniciou a formação para os coordenadores pedagógicos, professores do 1º, 2º e 3º anos e coordenadores da Educação Infantil da rede municipal no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2017.

Com a anuência e determinação do prefeito Hildo do Candango, o secretário de Educação, Deusimar Macedo, vem trabalhando em prol da área educacional com o objetivo de tornar a educação de Águas Lindas uma referência Nacional. O secretário realizou a adesão às ações do PNAIC 2017 e às ações de formação no âmbito do Programa Novo Mais Educação, que devem ser realizadas neste semestre.

As escolas que aderiram ao Programa Novo Mais Educação organizarão as ações de formação, com ênfase em Língua Portuguesa e Matemática, como prevê o programa. O MEC ofereceu a formação básica para os articuladores do Programa Novo Mais Educação e também disponibiliza o material básico on-line nessas disciplinas para apoiar as escolas, sem prejuízo das opções de materiais e estratégias didáticas feitas pelas escolas e pela Secretaria de Educação.

O principal compromisso do programa é com a alfabetização e o letramento de todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As principais ações são: articular-se com as instituições formadoras para promover atividades de formação continuada dos coordenadores, dos formadores locais, dos professores atuantes no ciclo de alfabetização e dos professores da pré-escola, coordenadores pedagógicos e articuladores das escolas; fortalecer e responsabilizar as estruturas da educação básica, intensificando a cooperação entre estados e municípios na coordenação das ações do programa; envolver as gestões estaduais e municipais no monitoramento das ações do programa e na avaliação periódica dos resultados dos estudantes; incluir professores alfabetizadores e da Educação Infantil com boas experiências no grupo de professores formadores, valorizando o protagonismo dos bons educadores; promover o reconhecimento e a valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a evolução na alfabetização dos estudantes das redes de ensino.

Para atender a estas diretrizes, a Secretaria Municipal de Educação vem atuando conjuntamente com o Governo do Estado, por meio do programa “Goiás na Frente – Educação”, que vem realizando sistemáticos acompanhamentos de resultados e, para o ano de 2018, a rede municipal terá disponível um sistema de rede para troca de informações on-line.