Gestores, técnicos de escolas e unidades administrativas da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) participaram do lançamento do programa Aprender Mais em Águas Lindas de Goiás, na manhã desta segunda-feira (22), na quadra da Escola Municipal Luíza Teresa. A implantação do programa visa garantir igualdade de oportunidades aos alunos dos anos finais do ensino fundamental, desenvolver as habilidades e conhecimentos destes alunos e combater a reprovação e evasão escolar.

Segundo a subsecretária regional de Educação, Solange Viges, o programa beneficiará mais de mil escolas e 150 mil alunos em 246 municípios goianos. Serão beneficiados ainda os estudantes das disciplinas língua portuguesa e matemática das escolas estaduais no projeto. A intenção é melhorar os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e combater o alto índice de reprovação. “Queremos superar esses indicadores negativos e ver os estudantes trabalhando em suas habilidades para que eles possam adquirir competência em língua portuguesa e matemática, e consigam concluir seus estudos com êxito”, diz Solange.

A Seduc promoverá oficinas durante 120 dias em todos os municípios beneficiados, além de assessorar os municípios na ampliação do acesso às creches e pré-escolas, por meio da colaboração entre os entes públicos, a fim de construir uma rede de colaboração eficaz que garanta o direito à Educação Infantil às crianças goianas.

Segundo dados disponibilizados pelo Ministério Público de Goiás, o estado possui um déficit de 314.968 vagas em creches e 64.867 vagas em pré-escolas. Para subsecretária, “é preciso melhorar o desempenho do Estado relacionado ao tema Atendimento na Educação Infantil, no que diz respeito a crianças com até 3 anos frequentando creches, e para crianças entre 4 e 5 anos na pré-escola”.