Pensando em melhorar os sistemas de saúde de regulação no estado de Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde desenvolveu um novo sistema de Regulação, no que se refere a regulação intra-hospitalar.

Aproximadamente cerca de 116 municípios goianos, inclusive Águas Lindas, já aderiram a implantação desta plataforma, o sistema SERVIR. O mesmo facilitará o acesso as informações de regulação dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Goiás.

O sistema SERVIR será preenchido pelos profissionais de saúde, que analisarão as condições e subsídios do paciente para prosseguimento dos tratamentos de saúde, caso ele precise ser regulado, então irá inseri-lo no sistema.

Este profissional contará com login e senha intransferível e caso haja inadequações nas informações prestadas o mesmo será responsabilizado e responderá pela ação, garantindo assim a autencidade do sistema.

Em Águas Lindas a Secretaria Municipal de Saúde está implementando este novo sistema de regulação, para facilitar o acesso aos serviços de saúde, tanto para os profissionais da categoria, quanto para os pacientes que precisam ser regulados, por exemplo, os que necessitam de cirurgia de emergência, de leitos de UTI, entre outras intervenções.

Antes a identificação da situação do paciente que necessitava ser regulado e a solicitação da regulação era realizada via contato telefônico com a Central do SAMU de Luziânia, a partir da efetivação do sistema esta será realizada por meio do sistema SERVIR.

Após a inserção do sistema SERVIR, as ações de regulação em Águas Lindas serão efetuadas diretamente com a Secretaria Estadual de Saúde, pois o estado será o próprio agente regulador. O sistema permitirá a transparência dos trâmites de regulação, onde poderá ser acompanhado em tempo real a inserção dos dados e o monitoramento do quadro clínico dos pacientes.

Para o secretário municipal de Saúde, Eduardo Rangel, esta plataforma garantirá um serviço mais rápido e dinamizado no que ser refere a regulação intra-hospitalar. “A Secretaria Municipal de Saúde está seguindo as determinações do prefeito Hildo do Candango, no que se refere a aprimorar os serviços de saúde para população, e a partir de segunda-feira (25) o sistema SERVIR, irá nortear e regular todos os atendimentos de urgência e emergência de Águas Lindas”.

E completou, “para que tenhamos também uma correta alimentação do sistema, e qualidade nas informações inseridas, foi implantado dentro do Hospital Municipal Bom Jesus o Núcleo Interno de Regulação, que será composto por técnicos e enfermeiros, que irão contribuir com os médicos reguladores na inserção destes dados”.

Na manhã desta terça-feira (19) os profissionais de saúde que compõe o Núcleo Interno de Regulação participaram de uma capacitação sobre as ferramentas que serão utilizadas no sistema SERVIR, para se adequarem aos serviços e novas ações reguladoras. A capacitação contou também com a participação do Ministério Público, que irá acompanhar estes trâmites de regulação dos pacientes.

aguas lindas

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Site da Prefeitura de Águas Lindas: