O Departamento de Segurança da Guarda Patrimonial Municipal (GPM) de Águas Lindas vem realizando a segurança dos patrimônios públicos desde do ano 2013, prestando serviços de ronda e proteção no município. A GPM é coordenada pelo Diretor de Segurança Patrimonial, Roberto Evangelista.

A GPM, está localizada no bairro Setor 9, e conta com 371 profissionais guardas patrimoniais, 3 motos e um carro para auxiliar na promoção da segurança municipal. Os guardas patrimoniais, anteriormente conhecidos como vigilantes, recebem treinamento para exercer com excelência as suas atividades antes de entrar no departamento. No treinamento dos mesmos, estes além de estudar o Código Penal brasileiro passam por testes de resistência.

A GPM promove ações de monitoramento dos prédios públicos no município, tais como: as secretarias municipais, departamentos municipais, escolas e colégios, UBS, hospital, cemitério, Fórum, Ministério Público e Prefeitura.

O departamento também trabalha em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, Bombeiros, SMT, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, entre outros departamentos de segurança.

A GPM também promove ações de guarda de equipamentos públicos em dias de eventos na cidade, realiza apreensões juntamente a PM, tais como: de veículos roubados, furtos aos pedestres, isolamento de áreas em caso de homicídio.

Na realização das rondas ostensivas da GPM aos prédios públicos, os guardas da segurança patrimonial são monitorados através de rádios HTs, sendo que o diretor do departamento, tem a frequência aberta com a PM, em caso de necessidade está é chamada por meio de via COPOM, assim a segurança chega ao local com mais agilidade.

Visando o fortalecimento da segurança municipal, a Prefeitura de Águas Lindas estará disponibilizando mais 2 viaturas. E futuramente, serão disponibilizados mais uniformes para os guardas patrimoniais.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Na foto: o diretor de Segurança da GPM.