A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Águas Bonitas I realizou neste sábado (07), o Mutirão da Saúde, promovendo atendimentos para a comunidade. Segundo a coordenadora da unidade, Angélica Karl, no evento foram disponibilizadas 100 vagas de consultas de clínica médica, 100 vagas para ecografia de próstata, 50 vagas para pequenas cirurgias, 50 vagas para coleta de prevenção, 50 vagas de exames de eletrocardiograma, 100 vagas para testes rápidos de HIV, 100 vagas de aplicação de flúor e 50 vagas para a limpeza de pele.

A programação do evento contou ainda com uma palestra ministrada pelo médico Lucas Antoniete sobre a prevenção de câncer no colo de útero, de mama e de próstata, e uma palestra sobre saúde bucal, ministrada pela Drª Albertina. “Estamos levando as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) até as comunidades com o programa CRAS até você, que além de promover o atendimento, também tem o propósito de levar orientações para a nossa população”, informou a secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, coordenou o envio de outros médicos da rede municipal de saúde para fortalecer o evento. “Estamos trabalhando para o fortalecimento da rede de atenção primária a saúde. Até janeiro, esta unidade estará funcionando em sede própria, assim como outras que estão com suas construções em andamento. No próximo dia 26, estaremos realizando um evento similar na UBS do Jardim Santa Lúcia, levando o atendimento para a comunidade”, disse o secretário.

A vereadora Neide Enfermeira destacou a importância deste tipo de ação direcionada à comunidade. “Nestes eventos conseguimos auxiliar na detecção de algum tipo de enfermidade e iniciar o tratamento adequado. Temos inúmeros casos de sucesso e pacientes estão bem”, falou a vereadora.

O evento contou com o apoio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, da vereadora Neide Enfermeira, da OSCIP Coração Solidário, da Clínica Santa Mônica, de Alunos CTC Capacitec, com corte de cabelos, de alunos da Faculdade JK, do curso de enfermagem, e de voluntários.