A equipe de servidores da Unidade Básica de Saúde do Jardim Pérola, liderada pela coordenadora, enfermeira Amaríles, desenvolve dentro do posto o projeto “Nossa Biblioteca”, que consiste em uma colaboração para empréstimo de livros à comunidade.

“O objetivo principal é manter um vínculo sadio entre a comunidade e a unidade de saúde e com isso, facilitar a assistência junto às famílias. Temos alcançado nossos propósitos com a resposta positiva dos moradores”, ressalta a coordenadora.

Os livros são adquiridos por meio de doações, de qualquer pessoa interessada em colaborar com o projeto. Os títulos são os mais variados, tendo inclusive literatura infantil. Os participantes podem levar até três exemplares da biblioteca, com um prazo de trinta dias para devolvê-los.

“Meu filho gostou muito desta ideia e está até tomando gosto pela leitura”, diz Vicente Dória, residente no bairro.

O posto de saúde do Pérola I passou recentemente por uma importante reforma física para melhorar o atendimento ao público. A unidade do Jardim Pérola conta com equipes completas compostas por: médicos, enfermeira, dentista e auxiliares, farmácia, 12 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A reforma possibilitou ainda melhoria na qualidade dos atendimentos oferecidos a comunidade e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.

As equipes de saúde desenvolvem diversas atividades, inclusive domiciliares junto à comunidade e com grupos de terceira idade. O Departamento de Atenção Primaria da Secretaria Municipal de Saúde delegou as atribuições específicas para cada profissional fazendo com que estes possam trabalhar com mais afinidade em prol da saúde da população.