A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município realizaram nesta terça-feira (17) o seminário “Unidos pela vida” na Câmara Municipal de Águas Lindas.

Na ocasião estiveram presentes o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita representando o Prefeito Hildo do Candango, o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Rangel, a Secretária Municipal de Assistência Social, Aleandra Sousa, o Secretário Municipal de Educação, Deusimar Macedo e os vereadores Jorge Amaro, Osmar Rezende, Natalia e o Presidente da Comissão de Estudo sobre Psicologia, João Batista Bezerra.

Durante o seminário foram debatidos temas como prevenção ao suicídio, fatores de risco, fatores de proteção e importância da atenção primária em saúde, bem como a necessidade de informar a comunidade sobre o suicídio.

Águas Lindas possui atualmente uma rede de proteção a vida onde são oferecidas serviços, atendimentos e oficinas para acolher as pessoas que precisam de ajuda para enfrentar a depressão.

O Secretário Municipal de Educação, Deusimar Macedo destacou que a Secretaria de Educação está atenta ao comportamento dos alunos para que essa prática seja evitada no município.

“Estamos observando nossas crianças e nossos jovens que possuem histórico de automutilação para darmos uma assistência personalizada e ajudá-los como for necessário. Precisamos ficar atentos a depressão que é a doença do século”, afirmou Deusimar.

O Conselho Tutelar de Águas Lindas foi representado pelo conselheiro Edmar Santos que ressaltou a importância do amor para que vidas sejam salvas. “O amor nunca falha! Não dá pra salvarmos  vidas se não tivermos amor uns pelos outros. Estamos aqui unidos para medir forças e salvar  quem precisa tendo como elo o amor”, disse.

O Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Rangel afirmou que o Prefeito Hildo tem enfatizando a necessidade de aumentarmos o suporte de saúde mental no município. “Hoje temos uma unidade de CAPS bem equipada, com espaço amplo para prestar atendimento aos moradores. O Prefeito Hildo já relembrou a necessidade de criarmos mais uma unidade para prestar mais atendimento a nossa população e estamos trabalhando para o fortalecimento e ampliação do atendimento a rede de proteção”, comentou o Secretário.

A primeira-dama e também Secretária de Assistência Social, Aleandra Sousa agradeceu o apoio de todos e relembrou a importância desse seminário. “Fico muito feliz em ver o comprometimento de todos. Estamos instruindo os nossos técnicos para trabalhar o tema suicídio e salvar a nossa população. Esse é um compromisso nosso com o Prefeito Hildo que tem nos cobrado um trabalho atuante e efetivo para proteger a nossa sociedade e é isso que iremos fazer. Estamos aqui para combater esse mal e oferecer ajuda para quem precisa”, declarou.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

Site da Prefeitura de Águas Lindas:

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.