O trabalho realizado pela prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) foi de suma importância para o controle, prevenção e tratamento de diversas enfermidades. Em 2014 o NVE realizou visitas domiciliares aos pacientes que foram notificados com doenças como: Dengue, Hepatites, Sífilis e para coleta de material biológico e investigações epidemiológicas.

O Núcleo acompanha ainda a evolução de: AIDS, Cancro mole, Candidíase, Condiloma acuminado, Criança exposta ao HIV, Dengue, Doenças diarréicas, Doenças Exantemáticas, Febre Amarela, Gestante comHIV, Hanseníase, Hantavirose, Hepatites virais, Herpes Genital.

As ações de vigilância epidemiológica são desenvolvidas de forma descentralizada nas unidades que compõem a rede de serviços. O NVE trabalha com três grandes bancos de dados nacionais, continuamente alimentados: o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM); o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC); o Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação (SINAN).

“Fazer o controle e acompanhamento dessas doenças, detectar e prevenir as mudanças dos fatores condicionantes e determinantes são ações fundamentais para evitar a mortalidade na comunidade de Águas Lindas” disse o Prefeito Hildo do Candango

O NVE é o componente da Saúde, que possui conjunto de ações, as quais proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva. Tem a finalidade de monitorar o comportamento, a tendência, recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças bem como, interromper a cadeia de transmissão.