A Patrulha Maria da Penha é um serviço disponibilizado pela Polícia Militar, que visa o atendimento voltado para mulheres que estão em condição de medida protetiva, por terem sofrido algum tipo de violência doméstica e/ou familiar, previstas na Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006.

Este serviço passou a ser disponibilizado no Estado de Goiás a partir de 2015, sendo esta uma das unidades de federação que mais evoluiu na implementação deste serviço.  Atualmente 26 municípios contam com a Patrulha Maria da Penha.

A principal função da Patrulha Maria da Penha, é monitorar as redondezas das residências das vítimas, de forma ostensiva e preventiva, visando o cumprimento da medida protetiva por parte do autor da violência, ou seja, em diversos casos o agressor não fica conformado com a denúncia e acaba descumprindo a lei, assim continua oferecendo riscos para vítima.

Neste caso, a Patrulha Maria da Penha pode efetuar a prisão em flagrante e até reunir provas para encaminhá-las à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), visando a solicitação da prisão preventiva do autor da violência, quando for necessário.

A Patrulha Maria da Penha presta orientações às mulheres em estado de vulnerabilidade, por meio de atendimento especializado.

Este é promovido através da visita solidária, que acontece na residência da vítima, onde esta recebe a equipe, que em geral é composta por no mínimo 1 policial do sexo feminino, para que as vítimas se sintam mais a vontade para descrever o ocorrido.

Durante a visita solidária as vítimas de violência doméstica recebem orientações sobre medidas legais e de proteção, pois “o compromisso da Patrulha Maria da Penha é com a dignidade da mulher’.

Em Águas Lindas a Patrulha Maria da Penha é vinculada ao 17º Batalhão de Polícia Militar, que é coordenado pelo Cel Biano e pelo Cel Dakson. A Patrulha Maria da Penha realiza os seus serviços de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h. Porém, caso aconteça alguma situação de urgência, as vítimas devem ligar para o número da Polícia Militar 190 ou diretamente para o 17º Batalhão da PM de Águas Lindas, no telefone: (61) 36131579.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

*Na foto: viatura da Patrulha Maria da Penha.