O ISAC celebra um ano de grandes avanços e um alto nível de satisfação no município de Águas Lindas de Goiás

O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social responsável pela gestão compartilhada da UPA Mansões Odisséia e do Hospital Municipal Bom Jesus, assumiu as unidades no dia 1º de julho de 2021 com a missão de elevar e humanizar a qualidade no atendimento aos usuários em Águas Lindas de Goiás.

Desde então, foram diversos avanços e melhorias que refletem a seriedade e comprometimento de toda a gestão ISAC com a missão de humanizar o atendimento ao público.

UPA Mansões Odisséia

A diretora da UPA Mansões Odisséia, Narita Brito, ressalta a importância de uma gestão responsável, focada em otimizar os serviços para levar aos usuários, qualidade e dignidade no atendimento.

“Cheguei para assumir a gestão da UPA em Outubro de 2021. A Unidade tinha 3 meses de gestão e estava em processo de reforma, ampliação, e início da implantação do novo sistema. Durante todo este período realizamos reforma e ampliação da estrutura física. Aumentamos para 15 leitos, 5 consultórios, 2 recepções, além da climatização da Unidade. Trazendo assim, mais conforto para atender toda a população de Águas Lindas”, disse.

Melhorias estruturais

Avanços e conquistas importantes foram a aquisição de Raio X digital, possibilitando um exame mais preciso e mais rápido, Usina de oxigênio, sistema informatização hospitalar, ampliação da classificação de risco, segurança armada, padronização de materiais e medicamentos, dentre outras melhorias.

Número de atendimentos

Evoluímos muito neste 1º ano de gestão. Temos números que comprovam isso. No período de julho de 2021 a maio de 2022, foram realizados 60.185 atendimentos médicos e 473.245 procedimentos totalizando 533.430 atendimentos na unidade.

São mais de 140 profissionais diretos, 11 médicos nas 24h, além das empresas de apoio à gestão.

“É uma grande equipe trabalhando dia e noite para oferecer o melhor atendimento e a melhor experiência para o usuário “ completou a diretora.

Narita ressalta ainda que a UPA 24H vive o desafio de atender não somente Águas Lindas boa parte da região do entorno devido ao elevado nível de qualidade que o ISAC implementou com sua gestão.

Hospital Bom Jesus

O HBJ é hoje um hospital repaginado após este 1 ano sob a gestão ISAC. Foram inúmeras melhorias e investimentos que possibilitando um melhor atendimento hoje neste que é o principal equipamento de saúde do munícipio.

O diretor do Hospital George Silva, relembra a grande dificuldade operacional quando assumiu o Bom Jesus.

“Assumimos o Hospital Bom Jesus com diversas necessidades; Falta de equipamentos e os existentes eram obsoletos e sem manutenção adequada, falta de insumos e medicações, Não existia Protocolos implantados, Alimentação precária, falta de higienização adequada, enxoval insuficiente, deficiências nas equipes médicas e assistenciais o centro cirúrgico estava inativo a quase 20 anos”, afirmou.

Melhorias estruturais

Foi feita a ampliação do número de leitos (passamos de 39 para 47 leitos), reformas do telhado, cozinha e centro cirúrgico. Reabertura do Centro cirúrgico fora de operação há quase duas décadas. Estruturação das escalas médicas e abertura do serviço de ortopedia. Implantação de Raio-X digital, Renovação de todo enxoval com peças rastreáveis por chip, Ampliação e melhoria das equipes assistenciais. Implantação de Telemedicina para eletrocardiograma. Reforma da sala de pequenos procedimentos. Implantação de sala de coleta acessível. Implantação dos protocolos e treinamentos da equipe.
“Estamos muito felizes com este primeiro ano de gestão ISAC no Hospital Bom Jesus, nossos resultados e índice de satisfação da população com o atendimento realizado demonstram o quanto uma gestão focada na humanização e na sustentabilidade fazem a diferença na saúde do município. Este tem sido nosso desafio diário, sabemos que ainda existem desafios a serem superados mas todos os esforços tem sido feitos para entregarmos um hospital cada dia melhor a população de Águas Lindas”, ponderou.

Número de Atendimentos
Neste período foram realizados 1.271 procedimentos de internação, 346.313 procedimentos ambulatoriais e 71.476 consultas ambulatoriais; somando um total de 419.060 atendimentos.

“Como as melhorias feitas na estrutura do Hospital Municipal Bom Jesus, hoje atendemos pessoas de toda a região também”, ressalta o diretor George Silva.

Índice de Satisfação do Usuário

O Instituto chegou ao índice histórico com 98,35% de satisfação do usuário, confirmando o sucesso do Jeito ISAC de cuidar da saúde. O SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário hoje é o canal direto pelo com o público que avalia todo o nosso atendimento.

Maria de Jesus fez uso do SAU e relatou sobre o atendimento à sua mãe, a senhora Noeme Pereira e Melo que foi atendida na UPA 24H do Mansões Odisséia e passou para uma bateria de exames. “Em todos os lugares foi atendida com excelência. Eu acompanhei e fiquei muito satisfeita e fiz comparação com o Distrito Federal, lugar onde moro”, disse Maria.

Com objetivo de ouvir pacientes e acompanhantes e entender como foi a jornada deles dentro das unidades de saúde, desde a recepção até a finalização do atendimento, as unidades administradas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, contam com o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.