No dia 16 de março é celebrado o “Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas” com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância de realizar ações que possam diminuir o agravamento dos impactos das mudanças climáticas. Essa data foi estabelecida pela Lei nº 12.533/2011 para viabilizar debates e mobilizações em torno de alternativas mais sustentáveis para as mais diversas áreas.

Já se constatou cientificamente o aumento da temperatura média da Terra nos últimos anos, o que levou à elevação do nível do mar, derretimento de geleiras, intensificação de tempestades, dos períodos chuvosos e de secas, entre outros fenômenos, além do perigo de futuramente comprometer a própria existência humana e de outros seres vivos.

Considera-se que a principal causa do aquecimento global e das mudanças no clima seja o aumento da emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), tanto por queima de combustíveis fósseis para geração de energia como por desmatamento.
No Brasil, a maior parte das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera é causada pelo desmatamento. Em 2019, o país bateu recordes de queimadas e desmatamento, considerando os últimos anos, aumentando em 30% em relação ao ano anterior, segundo o INPE. Quando se desmata uma floresta, seja por queimadas ou mesmo por corte, há liberação de uma grande quantidade de carbono na forma de CO2 para a atmosfera. Além disso, a perda de vegetação faz com que se percam também os chamados “serviços ecossistêmicos” prestados pela natureza, como regulação das chuvas, manutenção da boa qualidade do ar e produção de água em quantidade e qualidade.

Entender que a natureza é parte importante do cotidiano é o primeiro passo para compreender a necessidade das mudanças no comportamento humano frente aos recursos naturais cada vez mais escassos, não só pelas consequências, mas também pelos efeitos que essas podem originar. Alguns hábitos podem contribuir para reverter este cenário, como o consumo consciente e a preferência por produtos e serviços mais sustentáveis. Cabe a cada pessoa fazer algo pelo planeta, mas como começar? Confira algumas dicas:
• Caminhar, andar de bicicleta ou usar transporte público, sempre que puder;
• Diminuir a temperatura do seu refrigerador, máquina de lavar e aquecedor de água;
• Trocar as lâmpadas amarelas pelas fluorescentes e/ou lâmpadas de LED;
• Diminuir o consumo de carne;
• Buscar alternativas de consumo consciente;
• Usar aparelhos que tenham maior eficiência energética;
• Informar as pessoas ao seu redor sobre as ações que podemos realizar;
• E, aproveitar as coisas simples da vida (diminuindo o uso de eletrônicos), como ler um livro, passear pela sua cidade, cultivar plantas, entre outros.

mudançasclimáticas #SEMMA #aguaslindas #meioambiente