O prefeito Hildo do Candango autorizou o início imediato dos trabalhos que visam reduzir a número de óbitos entre crianças em todo o município

 

Seguindo as orientações do prefeito Hildo do Candango funcionários da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Águas Lindas de Goiás, juntamente com técnicos da Secretaria de Estado de Saúde realizaram nesta semana, uma oficina temática com o objetivo de capacitar coordenadores das unidades de saúde para reverter os índices de mortalidade infantil no município.

O programa intitulado Siga Bebê forma uma rede estadual de núcleos de vigilância do óbito, capaz de vigiar e notificar óbitos infantis e de mães, estas em função da gravidez ou parto, a fim de intervir nos riscos e promover melhorias.

Para reduzir a mortalidade infantil no Estado de Goiás, estão sendo priorizadas ações de intervenção nos municípios com maior taxa de mortalidade infantil, com o intuito de reduzir a estimativa de 13,9 para 10,6 óbitos por mil nascidos vivos até o ano de 2018.

A redução da taxa de mortalidade infantil e a ampliação do acesso à atenção primária são prioridades da Saúde dentro do “Programa Goiás Mais Competitivo”, que pretende colocar Goiás entre os Estados mais desenvolvidos do Brasil.

Esses programas incluem: o cuidado do bebê (pré-natal da mamãe), vigilância do óbito infantil, bebê saudável (orientação de amamentação, vacinas, etc) e “Goiás Contra o Aedes” (que atua para eliminar o mosquito vetor que transmite doenças perigosas para mães e bebes como dengue e zika).

O SIGA Bebê e o SIGA Mamãe são módulos pré-natal do “SIGA Saúde Goiás”, sistema implantado no Estado para informatizar os processos e procedimentos da Atenção Primária do SUS. Por meio de um prontuário eletrônico, os módulos visam acompanhar a gestante e o bebê, no primeiro ano de vida, atendidos pela rede pública de saúde.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM