Todas as unidades de saúde do município iniciam a vacinação contra o vírus H1N1 nesta quarta-feira (19). O dia “D” da campanha de vacinação acontecerá no dia 06 de maio.

A Prefeitura Municipal de Águas Lindas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Diretoria de Vigilância em Saúde e Núcleo de Vigilância Epidemiológica começa oficialmente nesta quarta-feira (19) a campanha de vacinação contra o vírus H1N1, que deve imunizar 100% do público alvo.

Serão incluídos para a vacinação, neste ano, os professores das escolas públicas e privadas. O público alvo, portanto, representará aproximadamente 60 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

O público alvo da Campanha de Vacinação contra a gripe são idosos, crianças entre seis meses e dois anos de idade, gestantes em qualquer período da gravidez, indígenas, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas e a população prisional, ou seja: indivíduos que apresentam maior risco de desenvolver consequências graves da gripe.

A vacinação dos trabalhadores de saúde será realizada no decorrer da campanha. “Esperamos que mais uma vez haja o importante apoio da comunidade”, diz o  diretor de vigilância em saúde Euder Vieira.

De acordo com a SMS a campanha começa pela zona rural, sendo que no dia 06 de maio será realizado o “Dia D” com aplicação da dose em todas as unidades de saúde no expediente normal e mais um posto volante.

A campanha tem parceria com a Coordenação de Endemias, Atenção Básica e Secretaria de Transporte.

A Prefeitura disponibiliza todo o material logístico para o pleno desenvolvimento dos trabalhos, sendo utilizado ainda o transporte e apoio aos funcionários envolvidos na campanha.

SAIBA MAIS…

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).