O Conselho Municipal de Saúde realizou 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, o evento foi realizado na Câmara Municipal.


Saúde Mental

 

A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental”, pensa em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Ter saúde mental é:

Estar bem consigo mesmo e com os outros
Aceitar as exigências da vida
Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida
Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário

 

1ª Conferência de Saúde Mental

O Conselho Municipal de Saúde com apoio da SMS realizou 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, o evento foi realizado na Câmara Municipal. A conferência reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e gestores da SMS, com programação realizada de forma educativa com palestras.

Durante o evento foram realizados debates em torno do tema “A Política Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

 

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nixon Flavio e a Coordenadora da Conferencia, Ana Rosa agradeceram a todos auxiliaram na realização e organização do evento.

 

Obrigado prefeito Dr. Lucas, Secretário Rafael e a todos que de alguma forma nos ajudaram na organização da Conferência, tenha certeza, a sua participação foi muito importante. Disse Ana Rosa.

Quero aqui reconhecer os esforços, o investimento dessa gestão na saúde municipal, o prefeito Lucas Antonietti tem trabalhado dia após dia para transformar a saúde em Águas Lindas de Goiás. Afirma o presidente do CMS, Nixon Flávio. 

 

O Prefeito Municipal de Águas Lindas,  Lucas Antonietti juntamente com o Secretário de Saúde, Rafael Mendonça participaram da conferencia. Em sua participação o Secretário de Saúde falou sobre a relevância da conferência.

O tema Saúde Mental é muito importante nesse momento pós-pandemia, precisamos olhar para a Saúde Mental como um trabalho diuturno de prevenção e cuidado. Enfatizou o Secretário Municipal de Saúde, Rafael Mendonça

Autoridades do legislativo municipal estiveram presentes na conferencia, entre elas o líder de Governo na Câmara, Vereador James Farias.

Parabéns a todos os envolvidos na organização, na idealização desse grande evento. Debates dessa envergadura é muito importante para sociedade em geral. Disse o Vereador James Farias

O Prefeito Municipal Lucas Antonietti, parabenizou a organização e ressaltou sobre a importância da Conferencia.

A depressão é a doença do século, que não escolhe raça ou condição social.  A Conferência sobre Saúde Mental, chegou na hora certa, onde estamos iniciando um momento pós pandêmico. Milhares de pessoas nesse momento precisam de ajuda, de empatia, de acompanhamento profissional para lutar contra a depressão, ansiedade entre outras adversidades.  Disse o Prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti

O prefeito ainda deu ênfase ao combate as sequelas que a pandemia tem deixado para a população brasileira, para as famílias Aguaslindense.

É necessário o entendimento coletivo que nesse momento é crucial a empatia, o desejo de ajudar o próximo, de ouvir, de está perto. Muitos acham que somente nós, médicos e profissionais da saúde precisam ter empatia com o próximo, quando na verdade todos, independente de onde atuamos, precisamos ser mais humanos. Continua Lucas Antonietti   

Veja às Fotos

Conferência Sobre Saúde Mental

 

Assista na integra a Conferência

https://www.facebook.com/prefeituradeaguaslindas/videos/405480101011890

 

CVV | Centro de Valorização da Vida

Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

Em contato com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.

Todos os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.

LIGUE 188 ou acesse https://www.cvv.org.br/

Acesse nossas redes sociais.

Instagram
https://www.instagram.com/prefeituradeaguaslindas/

Facebook
https://www.facebook.com/prefeituradeaguaslindas

É o Governo Municipal trabalhando para você

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás

UM NOVO TEMPO

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)