Águas Lindas de Goiás celebrou neste último sábado (20),  com muita arte  e esporte, o dia da Consciência Negra, data esta que é celebrada  em todo o planeta.

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Igualdade Racial e de Políticas Públicas sobre Drogas, realizou a primeira feira da Consciência Negra.

O  evento foi organizado por Leandro Soares (Chefe do Departamento da Igualdade Racial), e André Cavalcante (Diretor de Política Públicas sobre drogas e pessoas com deficiência), com a Coordenação do Secretário Municipal Luis Aquino, contou com o apoio da CUFA (Central Única das Favelas) de  Águas Lindas de Goiás e Associação PAPURETU, contou também com a participação do Mestre Jacaré,  sua esposa Rosa e com o Grupo Gunga Médio e Viola, que mostraram um pouco da ginga e contaram sobre a origem da Capoeira no Brasil.

O evento aconteceu na Praça da Bíblia no final do Jardim Brasília e contou com atrações musicais, uma grande roda de Capoeira, comidas típicas e a participação do público em geral prestigiando a programação com serviços sociais.

O contexto histórico do Dia da Consciência Negra

Durante grande parte da história do Brasil, os negros foram escravizados para prestar serviços aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.

As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. Aqueles que adoeciam ficam sem remédios e sem atendimento médico. Muitos morreram pelas mais variadas doenças, outros por fome e apenas alguns conseguiram fugir.

O Quilombo dos Palmares foi construído para abrigar aqueles escravos que conseguiam escapar dos maus tratos e castigos de seus feitores. O local chegou a abrigar uma população de mais de 20 mil habitantes no território onde hoje é o estado de Alagoas.

Zumbi dos Palmares

Filho de africanos escravizados e nascido nesse quilombo, Zumbi foi educado por um sacerdote e retornou ao seu local de nascimento, com o intuito de proteger o local e dar suporte aos escravos que conseguiam escapar dos senhores de engenho.

Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça, a mando de Domingos Jorge Velho. Foi decapitado e sua cabeça levada para Recife, onde ficou exposto em praça pública.

As leis

A primeira lei criada para defender o direito dos negros foi a Lei do Ventre Livre, instituída em 1871. Ela concedia liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. Depois de 14 anos, em 1885, foi criada a Lei dos Sexagenários, que proporcionava liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade. A Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi responsável pela libertação dos escravos.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra surgiu para o reconhecimento dos negros, suas lutas, conquistas e tudo o que passaram desde o período colonial do Brasil. Além disso, a data serve para homenagear aqueles que lutaram pelos direitos da etnia e seus principais feitos.

Nesta data também ocorrem em vários lugares do país diversos debates sobre temas como racismo, discriminação, igualdade social, inclusão do negro na sociedade, religião e cultura afro-brasileira.

O secretário da pasta, Luis de Aquino falou da importância do evento aberto a toda a comunidade:

” É a primeira vez em nosso município que está havendo um evento com apoio do governo a este seguimento. Parabéns a toda a equipe da Secretaria Municipal das Pessoas com Deficiência e da Igualdade Racial e ao prefeito Dr. Lucas pelo apoio aos projetos sociais.” Disse Luis de Aquino.

Leandro Soares servidor e um dos coordenadores do evento, falou também da importância do evento:

” Sinto orgulho. Pela primeira vez Águas Lindas vê uma festa numa data comemorativa  tão importante para os negros. dia de pensar sobre tudo o que vem acontecendo , racismo intolerância. Muito importante essa união  dos trabalhos inclusivos que visam trazer arte, trazer inclusão entre as pessoas de bem.” disse Leandro Soares.

André Cavalcante outro coordenador evento,  falou sobre a importância do prefeitura de  Águas Lindas dar o espaço e o apoio necessário à data que comemora  a Consciência Negra:

“A gente percebe do novo  governo municipal que realmente é um novo tempo. Está dando oportunidade aos seguimentos mais excluídos. Queremos agradecer ao prefeito Dr. Lucas. Essa pasta, foi aberta justamente para isso! Inclusão social” Disse André Cavalcante.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Por Alyson Lemos