Os Gestores das cidades que compõem o Entorno do DF se reuniram nesta segunda-feira (12/4) com o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga para um esforço conjunto de combate à covid-19, entre as medidas integradas de enfrentamento foram abordadas a possibilidade de abrir novos leitos de UTI na região e uma força tarefa para conclusão das obras do Hospital estadual de Águas Lindas(HEALGO) para proporcionar um atendimento definitivo à população.

A reunião contou com a participação de oito prefeitos do entorno, Dr. Lucas de Carvalho Antonietti, de Águas Lindas de Goiás; Fábio Correa, de Cidade Ocidental; Diego Sorgatto, de Luziânia; Carlos Alves dos Santos, de Novo Gama; Aleandro Caldato, de Santo Antônio do Descoberto; Pábio Mossoró, de Valparaíso; Joseleide Lázaro Luiz da Silva, de Padre Bernardo; e Cristiomário de Souza Medeiros, de Planaltina de Goiás, estiveram presentes também o deputado federal Vitor Hugo (PSL) e a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda.

As demandas mais urgentes apresentadas pelos prefeitos do entorno foram a abertura de Hospitais Regionais que estão fechados e a habilitação de mais leitos para ampliar o atendimento não apenas à Covid-19, mas para todo tipo de tratamento, evitando assim que a população do entorno não precise se deslocar para buscar atendimento no Distrito Federal.

O Município de Águas Lindas tem uma obra importante para ser finalizada que é a do Hospital Estadual (HEALGO), a responsável hoje pela conclusão da obra é a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes – Goinfra. O Hospital contará com uma estrutura de Hospital Geral com Maternidade e Pronto Atendimento de Referência Macrorregional, pois vai beneficiar 1,2 milhão de moradores de 31 municípios, a previsão é que a estrutura com mais de 11,6 mil m2, tenha 130 leitos para amplo atendimento, sendo 30 leitos de UTI (10 adultos,10 pediátricos e 10 neonatal), 8 salas no centro cirúrgico, incluindo atendimento de obstetrícia.

De acordo com o Prefeito Dr. Lucas, a conclusão das obras do Hospital Estadual de Águas Lindas (HEALGO), vai garantir atendimentos de excelência nunca antes acessível no município e mudará a vida dos moradores, proporcionando mais conforto, agilidade e comodidade para todos, um novo tempo está chegando em Águas Lindas de Goiás.

O ministro da saúde agradeceu pela oportunidade de se inteirar das demandas do Entorno e avisou que sua equipe técnica fará uma avaliação dos pleitos e dará retorno aos prefeitos sobre as demandas que poderão ser atendidas.

“Estamos juntos para levar políticas públicas que possam ser úteis para a população de Goiás, para levar saúde de qualidade”, destacou o Ministro Marcelo Queiroga.

Veja o álbum de fotos

Prefeito Dr. Lucas se reúne com o Ministro da Saúde