As UBS (Unidade Básica de Saúde) é onde o paciente recebe atendimento médico para diagnóstico e tratamento. Cerca de 80% dos problemas de saúde da população é tratado na UBS.

É nessas unidades que a população tem acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, faz atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos, diabéticos e de outras doenças, como tuberculose e hanseníase.

Para diminuir essas dúvidas, preparamos um material explicando em quais casos você deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O primeiro contato da população com o SUS deve ser através de uma UBS. Ela é a porta de entrada do cidadão ao sistema de saúde. Elas devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação (consulta agendada) ou pacientes que já chegam com algum sintoma não grave (consultas sem agendamento), vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, injeções, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, característicos da atenção primária.

 

As UBS também contam com pediatria, ginecologia obstetrícia e clínica médica. Algumas oferecem outros serviços como nutrição, acompanhamento psicológico e atendimento domiciliar, além de outros atendimentos mais simples.

Este tipo de unidade não oferece pronto-socorro, que são para tratamentos de emergências, portanto, em caso de um problema grave ou complexo, o paciente é encaminhado para uma UPA ou Hospital mais próximo.

 

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação