Durante reunião com coordenadores e servidores dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) de Águas Lindas de Goiás, a secretária de Assistência Social e Cidadania e presidente da Coegemas, Aleandra Sousa, falou com as equipes sobre a importância em desenvolver as ações com empenho oferecendo o melhor atendimento à comunidade. O encontro marcou o início das atividades das unidades Cras para o ano de 2018.

Na reunião Aleandra destacou a importância desses órgãos para o acompanhamento da situação social das famílias na comunidade. “Essas pessoas são acompanhadas em seu cotidiano, inclusive os beneficiários dos programas de transferência de renda, como Bolsa Família. Além disso, idosos, crianças, jovens, mamães e futuras mamães recebem uma atenção especial, por meio de vários cursos e oficinas que qualificam os participantes a ingressarem no mercado de trabalho”, destaca Aleandra.

Os Centros de Referência de Águas Lindas têm proporcionado mudanças efetivas na condição de vida dos moradores. As equipes atendem permanentemente às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, garantindo-lhes a cidadania.

Com o empenho da Prefeitura de Águas Lindas a Secretaria de Assistência Social realiza milhares de atendimentos por meio dos programas sociais do governo municipal. Em cumprimento das medidas, as equipes acompanham diariamente vítimas de violência sexual, violência doméstica, pessoas em situação de abandono e adolescentes.

Aleandra diz ainda que os projetos e programas sociais executados pele prefeitura têm contribuído efetivamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade águas lindense e destaca as ações realizadas pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI). “O centro vem contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, promovendo uma convivência familiar e comunitária. Atende aos idosos, que participam diariamente de encontros com acompanhamento de médicos, monitores e técnicos em enfermagem”, enfatiza.

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação os idosos do CCI participam de cursos de informática na Biblioteca Municipal Cora Coralina, o curso visa levar a inclusão digital aos idosos atendidos pelo programa.

A Secretaria de Assistência Social conta com três Centros de Referência de Assistência Social localizados no Jardim Barragem II, no Centro de Artes e Esportes Unificados no Setor 11 e no Jardim Águas Lindas II. As unidades atendem a mais de 100 mil famílias.