O Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI) realizará a 2ª Edição do Desfile Inclusivo de Águas Lindas de Goiás no dia 10 de novembro. O evento tem a finalidade de promover a integração social dos alunos da unidade com deficiência física e intelectual, além de fazer parte do processo educativo desenvolvido pela rede municipal de ensino, em que todas as crianças apresentam necessidades educacionais especiais.

O evento acontecerá na praça de alimentação do Águas Lindas Shopping e conta com o apoio da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio das Secretarias de Educação e de Assistência Social. O secretário de Educação, Deusimar Macedo, afirma que “a escola constitui-se em um espaço privilegiado para o reconhecimento e a valorização da diferença. Este é o fator de desenvolvimento integral dos seres humanos. As nossas escolas tem esta missão, e em uma escola inclusiva todos se beneficiam quando a diversidade se torna motivo de aprendizagem e de respeito mútuo. E esta tem sido uma das principais orientações do prefeito Hildo do Candango”, disse o secretário.

O 2º Desfile Inclusivo de Águas Lindas de Goiás é um evento para apresentar as pessoas com deficiências, que demonstram todo o seu potencial de expressão corporal, mental e social junto à comunidade. Para que isso aconteça, é necessário que todos tenham um treinamento exclusivo, por se tratar de pessoas com limitações físicas ou intelectuais. Portanto, o evento é para que essas pessoas possam se sentir acolhidas e admiradas pela força de vontade em viver, mesmo com todas as limitações apresentadas.

O desfile visa à valorização das pessoas com deficiências de acordo com as habilidades e competências apresentadas pelas mesmas, incluir as pessoas com deficiência na área da moda, apresentar para a sociedade a importância da Inclusão das pessoas com deficiências e demonstrar para as pessoas com deficiências que elas são importantes em todas as áreas.

No local do evento, será montado um palco com estrutura para desfile de moda, passarela, iluminação, som, DJ, estrutura metálica e decoração com balões coloridos e tapete vermelho. Os looks utilizados pelas modelos no desfile serão doados por empresas que comercializam vestuário em geral, as quais estarão adotando um ou mais modelos do desfile. Dessa forma, as modelos ficarão com a roupa doada.