Todas as unidades de saúde que compõe a rede municipal de saúde de Águas Lindas estiveram abertas neste sábado (04), para atender o público-alvo da vacina.  A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em Águas Lindas é aplicar 36.629 doses até o momento foram vacinadas 19.096 pessoas atingindo a 52,13 % da meta. A vacinação vai até o dia 31 de maio.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, explicou que a determinação do prefeito Hildo do Candango foi dar o suporte necessário para o sucesso da campanha. “ A preocupação do prefeito é dar cobertura para toda a população. E nesta linha visitei as UBS do Jardim Guaíra, Camping Club, Jardim Paraiso, Jardim Barragem II e V, Jardim dos Pinheiros e Jardim Brasília II para acompanhar o trabalho das equipes. Também tivemos um posto volante no Shopping Águas Lindas, para o dia “D” de mobilização nacional contra a gripe”, informou o secretário.

Até o dia 31 de maio, somente no município deverão ser vacinadas quase 40 mil pessoas que integram o público-alvo. O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde, e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o dia 3 de maio, 14,5 milhões de pessoas foram vacinadas no Brasil. O quantitativo representa 24,5% do público-alvo da campanha, composto por profissionais das forças de segurança e salvamento, crianças (de seis meses a menores de 6 anos), gestantes, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores da rede pública e privada, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico.

Também a população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

 

Acompanhe mais informações nas redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas

 

 

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fotos: ASCOM