Ao se inscrever no Cadastro Único, é fundamental que o beneficiário do programa forneça informações verdadeiras e as mantenha sempre atualizadas para que o benefício social não seja cortado.
A atualização do cadastro deve ser realizada nos seguintes casos:
- Mudança de endereço;
- Entrada das crianças na escola e transferências;
- Saída de casa de um integrante da família;
- Nascimento ou morte de alguém da família.
Para manter o cadastro atualizado basta comparecer até o setor de Cadastro Único ou Bolsa Família com as documentações necessárias (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF – Cadastro de Pessoa Física, Documento de Identidade – RG, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Comprovante de residência e dos seus familiares).
O Cadastro Único deve ser mantido atualizado, pois influencia na continuidade da liberação dos benefícios sociais por parte do governo. É importante lembrar que o governo utiliza essas informações para conhecer as necessidades dos beneficiários do programa e aprimorar os serviços para melhor a vida da população.
Portanto, mesmo que não ocorra nenhuma mudança na realidade das famílias, é necessário que o cadastro seja atualizado a cada dois anos obrigatoriamente, a fim de averiguar a real situação socioeconômica da família e também para que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) promova ações de verificação cadastral, inconstâncias de informações e cruzamento de dados com as bases do governo.
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Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Fotos: ASCOM