A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás está acompanhando as ações institucionais para preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Descoberto, na região do Entorno do Distrito Federal. Recentemente, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Lúcio Mauro, participou de uma reunião na sede do Ministério Público Distrito Federal (MPF-DF), em Brasília, para debater sobre este tema.

Segundo o secretário Lúcio Mauro, “já existe um termo de cooperação entre o município e o ICMBio para a fiscalização da área. As placas de identificação já foram instaladas no local, possibilitando a conscientização da população sobre a existência do parque. Também está sendo avaliada a definição de um termo de cooperação entre o Estado de Goiás, o Distrito Federal e o município de Águas Lindas para a criação do Parque do Descoberto, o que auxiliará a proteção da APA”.

O Ministério Público de Goiás, por meio do Programa do Entorno, o Ministério Público Federal e o MPDFT informaram que têm acompanhado a situação da ocupação irregular da APA. A vistoria feita no local constatou a existência de várias moradias, algumas até com registro em cartório. Foi verificado ainda que esses loteamentos têm um sistema de esgotamento sem autorização.

Durante a reunião, a coordenadora do Centro de Apoio do Meio Ambiente do MP-GO, Andréia Zanon, falou sobre a experiência do Projeto Ser Natureza, que é coordenado pela área e tem alcançado ótimos resultados na recuperação de nascentes e mananciais de abastecimento.