O Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica na zona urbana em Águas Lindas de Goiás, realizado no último sábado (23), foi um sucesso. De acordo o Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 1.000 cães e gatos receberam a dose da vacina contra a raiva. A campanha de vacinação na zona urbana da cidade se estenderá até o dia 29 de setembro.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, afirma que “a raiva é uma doença que ainda gera uma grande preocupação por parte dos donos de pets, pois é incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. A doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos, sendo que a vacina antirrábica é a sua única forma de prevenção”.

A transmissão da raiva é feita por meio da saliva dos animais contaminados. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer. Nos gatos, a doença apresenta sintomas diferentes, mas não menos agressivos.