Ação visa facilitar o acesso dos pacientes e usuários do SUS na marcação de consultas, histórico de atendimentos, prontuário eletrônico, além de proporcionar controle rigoroso de estoque da farmácia central.

Dando continuidade na melhoria do atendimento na rede de atenção básica de saúde, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da secretaria Municipal de Saúde, está adequando toda a estrutura da Secretaria e capacitando os servidores tendo em vista informatizar todo o seu sistema.

De acordo com o secretário de saúde, Eduardo Rangel, até o final deste semestre todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estarão integradas aos sistemas online, facilitando o trabalho dos profissionais que poderão, entre outras funcionalidades, acessar o histórico completo do paciente. Será utilizado, inclusive, para um rigoroso controle de estoques nas farmácias das unidades.

Outra facilidade oferecida com a informatização é que o paciente poderá acessar o Portal de Saúde do Cidadão, no qual o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ter acesso ao seu histórico de registros das ações e serviços de saúde no SUS, este acesso permite que o paciente confira as informações de suas internações hospitalares, com dados sobre o atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular.

Outras informações disponíveis no Portal são: identificar os nomes dos profissionais de saúde que o atenderam, o nome do hospital e os procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados, entre outros. Estes dados darão ao cidadão a possibilidade de participar da fiscalização e do aprimoramento do SUS.

Os usuários da rede municipal de saúde que precisam realizar o cadastro para obtenção de seu cartão SUS, primordial para agilização de atendimentos hospitalares e clínicos, devem ir a unidade do VAPT-VUPT para realizar o procedimento. Também é possível acessar o portal através do link a seguir para verificar se já possui a inscrição.