A Secretaria Municipal de Agricultura  realizou na manhã desta terça-feira (15), uma visita técnica  ao Sistema de Agricultura Hidropônica instalado em Águas Lindas.
O secretário municipal de Agricultura  Abadyas Damasceno juntamente com a equipe técnica da pasta, estiveram in loco, na Plantação Hidropônica do Senhor Savio Batista em nosso município de Águas Lindas de Goiás.

O QUE É A AGRICULTURA HIDROPÔNICA?

Hidroponia, do grego água (hidro) e trabalho (ponos), é o nome dado ao sistema de cultivo de plantas sem a necessidade de solo (terra) como meio de crescimento. As plantas ficam em contato direto com a água ou ar extremamente úmido, que contém o aditivo dos nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.

Secretário Municipal de Agricultura Abadyas Damasceno

COMO FUNCIONA A HIDROPONIA?

Antes de entender como funciona a hidroponia precisamos entender como as plantas crescem e se desenvolvem. As plantas crescem pelo processo chamado fotossíntese, no qual utilizam a luz do sol e uma clorofila (substância química presente nas folhas) para converter dióxido de carbono e água em glicose (fonte de energia) e oxigênio. Além disso ela precisa de nutrientes não minerais (hidrogênio, oxigênio, …), macronutrientes (fósforo, cálcio, magnésio, enxofre, …) e micronutrientes (cloro, manganês, ferro, …).

Foto: Reprodução.

Em um sistema de plantio em terra os macro e micronutrientes estão presentes no solo e chegam para a raiz das plantas, os não minerais estão presentes na água e no ar-atmosférico. Em um sistema hidropônico os macronutrientes são adicionados diretamente na água, que por sua vez está em contato com a raiz das plantas, servindo como meio para levar todos os não minerais e minerais necessários para a planta.

Com a hidroponia existe também a possibilidade de cultivar plantas sem a necessidade do sol, popularmente chamado de cultivo “indoor”, através de lampas especiais a luz necessária é fornecida para as plantas.

Um sistema hidropônico precisa basicamente da fonte de luz, seja ela natural ou artificial, de nutrientes misturadas na água e de uma maneira de levar esses nutrientes até a raiz.

Na imagem, a estrutura feita com canos de pvc de 75mm.

VANTAGENS DA HIDROPONIA

A hidroponia tem diversas vantagens em relação ao cultivo no solo, podemos listar algumas principais:

• Reduz drasticamente o desperdício de água em relação a plantações no solo (até 90% menos uso de água).
  • Elimina a necessidade de uso massivo de pesticidas e fertilizantes (considerando que a maioria das pragas vive no solo), tornando o ar, a água, o solo e os alimentos mais limpos.
  • A capacidade de produzir com menos custos do que a agricultura tradicional no solo.
  • Capacidade de cultivo em áreas do mundo que não possuem espaço ou solo fértil.
  • O tempo de colheita, na maioria das vezes, é menor em sistemas hidropônicos por se tratar de um sistema de entrega de nutrientes otimizado e com menor resistência para as raízes/plantas.

A Secretaria Municipal de Agricultura está comprometida com o setor rural de forma a implementar políticas públicas que possam viabilizar o crescimento do produtores e também o suporte técnico necessário, principalmente em parceria com a EMATER no município.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Por Alyson Lemos