O dia 18 de maio é conhecido pela Campanha Faça Bonito. Esta promove um dia de mobilização e combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes no país.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), a cidade acompanhava o “Caso Araceli”. O mesmo trata-se de uma menina de oito anos que foi raptada, violentada e assassinada por jovens dessa cidade. E apesar da natureza do crime, o mesmo está impune até hoje, chamando assim atenção para tantos outros casos que já aconteceram.

Em 18 de maio de 1998, na Bahia, aconteceu um encontro com cerca de 80 entidades públicas e privadas, que se reuniram para discutir os direitos das crianças e adolescentes.

Neste encontro surgiu a ideia de criar também o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. Assim, esta data foi lançada pela Lei n° 9.970, com o objetivo de reafirmar o compromisso da sociedade em zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. E que este é um dever não somente do Estado, mas de toda a sociedade.

A Campanha Faça Bonito já alcançou diversas cidades, que mobilizaram os cidadãos nessa data para se atentarem à causa. Em Águas Lindas de Goiás não é diferente, pois a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizam caminhadas e panfletagens em grande evento, para conscientizar a comunidade sobre os riscos que as crianças e adolescentes são expostos, como também os seus direitos.

Porém, devido a pandemia ocasionada pela Covid-19, para resguardar as orientações do Ministério da Saúde e o Decreto Municipal local, evitando causar aglomerações, a caminhada a Caminhada Faça Bonito, já tradição na cidade nesta data, não foi realizada, mas as divulgações de materiais de conscientização foram intensificadas nas plataformas virtuais oficiais do governo municipal.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Aleandra Sousa, é necessária a intensificação da temática, pois o abuso e exploração precisam ser combatidos. “Nós enquanto cidadãos temos o dever de proteger as nossas crianças e adolescentes. Infelizmente o abuso sexual existe e precisa ser combatido. E para ajudar na proteção das nossas crianças basta ligar no portal Disque 100. O sigilo é garantido e a ligação é gratuita. O que não podemos é ficar calados, devemos fazer todos a nossa parte”, declarou Aleandra.

Siga as redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas