As aulas escolares em Águas Lindas terão repostas online pela Secretaria Municipal de Educação, devido a entrega de notebooks realizada pela Prefeitura Municipal da cidade, para o corpo docente realizar o acompanhamento à distância dos alunos, previsto a partir do dia 01 de abril do ano decorrente.

Esta é uma medida adotada pela Prefeitura, para auxiliar o Calendário Escolar de 2020 afetado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), onde as aulas escolares foram temporariamente suspensas por meio de Decreto, para conter a disseminação do vírus. Estas são medidas emergenciais, sendo que a Secretaria de Educação encaminhou um Ofício para o Conselho Municipal de Educação, para regulamentação dessas ações.

Seguindo as orientações dos decretos estaduais e do Decreto Municipal nº 1.252/2020 e as observâncias do Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Resolução do Conselho Estadual de Educação de Goiás, CEE/CP Nº 02/2020, a Secretaria Municipal de Educação de Águas Lindas irá repor as aulas e a realização de atividades escolares preservando o padrão de qualidade do ensino, conforme exigido pela Constituição Federal, Art. 206.

As aulas serão à distância, disponibilizadas por meio da plataforma Google Classroom (Google Sala de Aula), onde será necessário acessar por meio de Gmail, criado para o aluno. As orientações sobre o aplicativo e a criação do E-mail específico, estão disponíveis, a partir desta sexta-feira (27/03) no site da Secretaria Municipal de Educação: www.smectaguaslindas.com.

Cada unidade escolar deverá criar as salas de aula virtuais conforme os conteúdos e série/turma dos alunos, onde as atividades do corpo docente serão avaliadas pela Coordenação Pedagógica. E os pais dos alunos também poderão acompanhar as aulas ministradas e demais atividades acadêmicas dos alunos por meio do Portal Aluno Online.

Para acessar o aplicativo Google Classroom e demais atividades escolares à distância, os alunos deverão ter acesso a internet e celular, ou tablet ou computador. Caso o aluno não tenha acesso a estas tecnologias, a unidade escolar em que o aluno está matriculado irá entregar os materiais impressos para retirada na escola pelos pais ou responsáveis, para que o mesmo não fique prejudicado. Neste caso, a comunidade escolar será atendida evitando a aglomeração de pessoas.

A entrega dos notebooks, por parte da Prefeitura à Secretaria Municipal de Educação, permitirá que os professores atualizem informações dos alunos diariamente e forneçam as atividades escolares, conforme série e turma dos alunos, de acordo com os conteúdos ministrados em sala de aula.

Para o secretário municipal de Educação, Deusimar Macedo, está é uma medida necessária para o enfrentamento ao COVID-19, onde os alunos continuarão com a sua rotina escolar. “Com os notebooks disponibilizados pela Prefeitura, agora teremos como dar continuidade ao Calendário Escolar de 2020, mesmo que remotamente. Esta foi uma ação pensada pelo prefeito Hildo Candango, para fornecer comodidade à comunidade escolar e para que os alunos e os profissionais da área da Educação não fiquem prejudicados durante este período”, disse o secretário.

Conforme o prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, os notebooks entregues auxiliarão não somente durante o período de suspensão de atividades, mas futuramente, no cotidiano acadêmico.

“Como gestor desta cidade, tenho pensado em paliativos, para mediar as situações ocasionadas pela pandemia do Coronavírus e seus efeitos na cidade, como este de disponibilizar os notebooks para a Secretaria Municipal de Educação. Assim os nossos alunos não terão seu rendimento escolar comprometido e os professores poderão continuar o acompanhamento dos alunos em tempo real, por meio do Portal Aluno Online. E posteriormente a suspensão temporária das aulas, as nossas escolas estarão mais completas para realizar estas atividades tanto presencial quanto virtual”, descreveu o prefeito Hildo do Candango.

Siga as redes sociais da Prefeitura de Águas Lindas:

Facebook: https://www.facebook.com/GovernoMunicipalDeAguasLindas

Instagram: https://www.instagram.com/prefeitura.aguaslindas