A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, dará início à campanha de vacinação antirrábica no dia 15 de agosto. A campanha se estenderá até o dia 31 de outubro e o Dia “D” será realizado no dia 23 de setembro, nas escolas municipais e contará com uma equipe de apoio composta por servidores municipais.

O diretor de Vigilância em Saúde, Euder Vieira, diz que os trabalhos são de suma importância para a manutenção da saúde pública, pois a campanha abrange a vacinação de animais da zona urbana e rural, com população estimada em 18 mil cães e 1,8 mil gatos. “Faz-se necessário, em virtude da necessidade de prevenção de casos de raiva em humanos e para prevenir a ocorrência de casos, uma vez que os principais transmissores da doença são cães e gatos domesticados. A meta é imunizar 100% dos cães e gatos“, ressalta o diretor.

A campanha será executada pela Prefeitura, com o apoio das equipes das Diretorias de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde e da Coordenação de Vigilância Epidemiológica. A Secretaria de Educação deve disponibilizar ônibus ou vans para o transporte das equipes, principalmente na cobertura da área rural. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará carros de pequeno e médio porte para facilitar o deslocamento das equipes coordenadoras e a remoção quando necessário.

Outros materiais de apoio serão necessários para o desenvolvimento da campanha, como o posto volante de vacinação animal, disponibilizado após o Dia “D”, para que os animais que ainda não tenham sido imunizados possam receber a vacina. Durante a imunização animal em áreas de zona rural, não haverá postos fixos de vacinação. As equipes serão distribuídas para as rotas definidas para acessar as localidades.