A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás promoveu o 1º Encontro do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), na manhã desta quinta-feira (29). O evento foi realizado na sede do Clube Recreativo Pimenta, localizado no setor Mansões Olinda, e contou com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que desenvolve atividades físicas nas unidades de saúde para o combate à diabetes, hipertensão e obesidade.

O encontro do NASF tem como principal objetivo a troca de experiências, além da confraternização dos grupos formados pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos para idosos e das equipes das unidades básicas de saúde que tem programas voltados à saúde da família, como o do setor 06, do Camping Club e de Padre Lúcio.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, destaca a importância da pratica de atividades físicas com intuito de diminuir a medicação deste público alvo. “A melhor maneira de controlar o peso é a combinação de boa alimentação com exercícios físicos, e não apenas um ou outro. O ideal é fazer um pouco de atividade física todos os dias, ou pelo menos três vezes por semana. Você não precisa ficar várias horas fazendo exercícios e suando sem parar. Pegar pesado é para atletas. As crianças, assim como as pessoas em geral, devem procurar uma atividade que lhes agrade e convidar um amigo para participar”, disse o secretário.

Entre os benefícios da prática regular de atividade física estão o bom funcionamento dos órgãos, a redução da ansiedade e do estresse, a melhoria do humor e da autoestima, a prevenção de doenças cardiovasculares, o funcionamento normal dos mecanismos cerebrais de controle de apetite, a perda de gordura e melhoria da sua distribuição corporal, além do aumento da massa magra corporal (músculos).

Se não houver problemas de saúde, os exercícios físicos devem fazer parte do cotidiano de todas as pessoas. Os grupos assistidos pelas unidades básicas de saúde têm acompanhamento de toda a equipe e se necessário são encaminhados para especialistas de acordo com cada caso.